Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Embaraços
que prejudicam a vida cristã
Lição 11: Quero ser rico!
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Iniciem a aula, falando: A aula de hoje tem como tema a reflexão sobre as
riquezas materiais.
Ops!
Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente
e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer
antes de começar o estudo da lição. Mas,
pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog,
então vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“-
Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.
Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem
a importância desse ato?
Vocês
realmente estão fazendo isto?”
-
Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje terá como tema
a reflexão sobre as riquezas materiais.
-
Trabalhem o tema, utilizando a dinâmica “O Tesouro e a riqueza”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Tesouro e a riqueza
Objetivo: Refletir
sobre o desejo de possuir riqueza material.
Material:
01
caixa de papelão para confeccionar um dado grande
Cobrir
a caixa com cartolina da cor vermelha
Digitar
a palavra RICO e POBRE e fazer 03 cópias de cada
Colar
no dado: 03 nomes RICO e 03 nomes POBRE, um nome em cada lado do dado
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Apresentem o dado, mostrando as duas palavras.
-
Orientem: cada aluno vai jogar o dado para o alto e quando cair, o aluno deve
falar algo que caracterize a palavra que aparece na parte de cima do dado.
-
Anotem todas as características no quadro.
-
Depois, que todos os alunos participarem, analisem com os alunos o que eles
falaram sobre as palavras RICO e POBRE. Certamente haverá diferenças bastante
acentuadas entre os dois e certamente isto faz com que muitas pessoas desejem
possuir recursos financeiros e bens, para que tenha uma vida mais digna.
-
Agora, trabalhem a ideia de querer possuir muitas coisas e como consegui-las de
forma honesta. Começando, no momento atual, com a dedicação aos estudos por
parte deles que são adolescentes, aproveitando as oportunidades oferecidas
pelos pais ou buscando alternativas públicas para realizar cursos etc.
Ainda
reflitam sobre o desejo desenfreado de muitos para ser ricos materialmente,
chegando a ter atitudes enganosas e de má procedência.
-
Depois, trabalhem sobre a riqueza material que passa e a riqueza espiritual que
é eterna.
A
riqueza material não é condenada pela Bíblia, desde que adquirida de forma
honesta e adverte que o coração da pessoa não esteja nesta riqueza.
A
maior riqueza espiritual é quando a pessoa encontra o tesouro – Jesus, o
salvador, e a partir desse momento a
pessoa gozará de bênçãos espirituais, que são eternas, tornando-se rico para
Deus.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário