Jovens e Adultos – Filipenses – A humildade de
Cristo como exemplo para a Igreja
Lição 01: Paulo e a Igreja em Filipos
Professoras
e professores, para esta lição e panorâmica do trimestre, apresento as
seguintes sugestões:
1
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.
Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem
a importância desse ato?
Vocês
realmente estão fazendo isto?
2
- Em seguida, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes
pontos:
-
Capa:
O
que vemos?
01
figura de uma pessoa, representando Jesus.
01
jarro
Água
Pés
de uma pessoa
O
que isto tem a ver com o tema?
Refere-se
ao momento quando Jesus lavou os pés dos discípulos, demonstrando humildade que
devemos ter.
-
Comentarista: Pastor Elienai Cabral
Apresentem
informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.
Se
possível, mostrem uma foto dele.
-
Lições do trimestre - apresentem da seguinte forma:
Vocês
leem o título da lição e um aluno ler a verdade prática.
3 – Em seguida, utilizem a dinâmica
“Viajando para Filipos”.
4
– Agora, trabalhem a lição 01: Paulo e a Igreja em Filipos.
Antes
da aula:
-
Façam uma cópia da carta aos Filipenses, escrevam a data 60 a 63 d.C., e o
local de onde foi escrita - Roma e coloquem dentro do envelope.
Escrevam
o nome Paulo no remetente.
O
destinatário: Igreja de Filipos
Durante
a aula:
-
Fixem o envelope no quadro ou em outro local visível para os alunos.
-
Solicitem que os alunos abram a Bíblia na carta de Paulo aos Filipenses e façam
um pequeno “tour” pela carta.
Leiam
as epígrafes de cada bloco de versículos.
Falem
sobre a quantidade de capítulos que são 04 e conclamem os alunos para que leiam
esta carta durante esta semana que se inicia.
Lembrem-lhes
de que há um versículo muito conhecido e citado nesta carta – Fp 4.13.
-
Depois, apresentem um mapa e mostrem a localização da cidade de Filipos e falem
que hoje neste local está a Turquia.
Leiam o texto pedagógico “A
utilização de mapas nas aulas da EBD” e saibam como utilizar esta ferramenta a
favor do ensino e da aprendizagem.
-
Apresentem as características da cidade.
-
Falem como o evangelho chegou a Filipos através de Paulo.
-
Para concluir, pequem e abram o envelope, apresentem as informações contidas na carta, como remetente,
destinatário, data, local da escrita e conteúdo.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto
Pedagógico
A
utilização de mapas nas aulas da EBD
Os
mapas são representações do espaço geográfico, geralmente planos, e também de aspectos
históricos e servem de ferramenta de ensino para contextualizar o tema em
estudo, promovendo facilitação no processo de ensino e aprendizagem.
A
utilização de mapas nas aulas da EBD é importante quando há necessidade de
apresentar cidades, localidades específicas ou fatos ocorridos nestes locais,
tornando a apresentação documentada, atraindo a atenção dos alunos e aumentando
a retenção do tema em estudo.
Como
utilizá-los? Vejam algumas sugestões:
1 - Apresentar um mapa e
apontar para o local que você deseja mostrar para os alunos, utilizando uma
caneta ou um apontador específico. A caneta servirá apenas para apontar e não
para riscar, lembrem-se de que os mapas precisam ser bem utilizados para que possam
ser usados muitas vezes.
Exemplo:
Apontar para o rio Jordão e
falar: foi neste rio que Jesus foi batizado.
Apontar para o deserto da
Judéia e falar: após o batismo, ele foi para o deserto da Judéia, onde foi
tentando por 40 dias.
Apontar para a Galiléia e
falar: Ele voltou para a Galiléia e iniciou seu ministério.
2 - Colocar um mapa sobre uma mesa ou no piso da sala.
Organizem os alunos ao redor
do mapa.
Falem o nome de uma cidade e
peçam para que os alunos apontem no mapa.
Exemplo: Procurar a cidade
de Filipos, falar das características da cidade e informar que hoje neste local
se situa a Turquia.
3 - Montar um mapa no piso
da sala, antes dos alunos chegarem para a aula. Como assim? Isto mesmo, para
isto vocês precisarão de durex colorido, o mapa pequeno que servirá de
referência e nomes de cidades digitados.
Vejam como fazer, observando
este exemplo:
Colocar no piso o nome do
Mar Morto e fazer um desenho dele semelhante ao do mapa com durex azul.
Colocar no piso o nome do
Lago de Tiberíades e fazer um desenho dele semelhante ao do mapa com durex azul.
Fazer a ligação entre o Mar
Morto e o Lago com durex azul e colocar o nome rio Jordão.
Colocar o nome da cidade de
Nazaré perto do Lago de Tiberíades(Mar da Galiléia) e o nome da Cidade de Belém
próximo ao Mar Morto(orientem-se pelo mapa).
Com o durex colorido
vermelho, unir as cidades de Belém a Nazaré( local do nascimento de Jesus e a
cidade onde foi criado), demonstrando deslocamento.
Aproveitar este mapa e
trabalhar outros pontos da vida de Jesus, como seu batismo no Rio Jordão,
lugares por onde Jesus passava e ensinava, como também o lugar da crucificação
e ressurreição.
4 - Colocar no piso da sala
figuras grandes de pé direito e esquerdo, formando um caminho.
Exemplo: Trabalhar acerca
dos fatos sobre Jesus, utilizando o caminho formado pelos pés, com nomes das
principais cidades ou milagres, observando um mapa.
5 – Apresentar mapa
utilizando Power Point, para isto é interessante local adequado e os
equipamentos necessários e saber como utilizá-los.
Alguns cuidados que devem ser observados com os mapas:
Os
mapas devem ser bem guardados, de preferência numa pasta; os que são grandes,
normalmente são dobrados e para que não se desgastem nas dobras, é recomendável
passar um durex transparente largo na parte posterior do mapa. Há mapas que são organizados em álbuns
espiralados e para uma boa conservação é necessário colocá-los numa pasta
grande.
Que
tal escolher uma destas formas de uso de mapa na próxima oportunidade, nas
aulas da Escola Bíblica Dominical?
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário