Texto
Pedagógico
Leitura
nas aulas da EBD
Há variadas formas de promover a participação dos alunos
nas aulas de Escola Bíblica Dominical(EBD). A leitura de textos e versículos
realizada pelos alunos é também uma das maneiras de oportunizar a participação
deles nas aulas. Quer saber como? Leia este texto!
O
ato de ler de que trata este texto não se refere à leitura da lição durante a
aula. Há professores que procedem assim, não sei se por falta de conhecimento
pedagógico ou porque não se preparam para a aula, então leem um tópico e em
seguida fazem um comentário. Ler a lição não é ministrar aula! A lição deve ser lida em casa, pelo menos duas
vezes antes da preparação da aula. Não quer dizer com isto que o professor está
proibido de ler algum trecho pequeno da lição, mas caso haja necessidade disto
que seja de forma esporádica.
Não é recomendável que o professor leia todos os
versículos e textos que ele escolheu para fundamentar e exemplificar o tema em
estudo, pois, a aula torna-se um monólogo e os alunos passivamente escutam... escutam...
É necessário estimular a atenção deles, oportunizando atividades de colaboração
na aula, sendo uma delas a leitura.
Há formas diferenciadas de leitura de textos que podem
ser utilizadas durante as aulas . Então, vejam a seguir algumas sugestões:
- Leitura compartilhada: Todos
os alunos possuem o mesmo texto e cada pessoa ler uma parte dele, que pode ser
por parágrafo ou o professor indica quem vai ler e em um determinado momento pede
que ele pare, para que outros continuem, até concluir a leitura do texto por
completo.
- Leitura pontuada: É
uma leitura com pausa a cada sinal de pontuação. Para realizá-la são necessários
alguns cuidados:
.
Indicar quem inicia a leitura e a apontar a ordem sequencial da leitura, isto
é, sempre do lado direito de quem está lendo.
. Orientar
que um aluno vai ler e quando encontrar um dos sinais de pontuação (? , . !)
ele para, em seguida o colega do lado direito continua e para quando encontrar outro ponto, e assim por diante até
terminar o texto.
. Se
alguém errar, a leitura é reiniciada do começo do texto. A leitura torna-se
engraçada porque a tendência da pessoa é continuar lendo, mas é corrigido pelos
colegas e tudo começa do zero (do inicio do texto).
. A
leitura também pode se tornar tensa, por causar do medo de errar, mas a
tentativa vale a pena.
.
Para finalizar, realizem uma leitura completa sem interrupções.
- Leitura dialogada: É utilizada com
textos no qual há diálogos. Para sua realização é necessário definir quem são
os personagens. Em muitos casos, também se escolhe o narrador. É uma leitura feita
com a colaboração de várias pessoas com suas falas, observando o momento de
cada um ler, para isto é importante que todos os participantes estejam de posse
de uma cópia do texto.
A
leitura de versículos e de textos na aula da EBD é um estímulo à participação
dos alunos, proporciona a fixação da Palavra de Deus, além de oportunizar o
contato com outros tipos de textos. O professor pode também fazer indicação de
leitura de livros, revistas ou de textos da internet sobre o tema da lição,
para aprofundamento do estudo realizado em classe.
Que
tal começar na próxima aula?
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário