Jovens e Adultos – A Família Cristã no século XXI
Lição 11: A Família e a Escola Dominical
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Iniciem a aula, falando: A aula de hoje será sobre a importância da família
participar da Escola Bíblica Dominical.
Ops!
Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente
e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer
antes de começar o estudo da lição. Mas,
pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog,
então vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.
Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem
a importância desse ato?
Vocês
realmente estão fazendo isto?”
-
Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje sobre a
importância da família participar da Escola Bíblica Dominical.
-
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.
-
Depois, para concluir, utilizem a dinâmica “Eu
e minha família participamos da EBD!”
Que
tal refletir sobre a EBD – a maior instituição de ensino da Palavra de Deus?
Os
filhos dos profetas fizeram uma reflexão sobre o espaço da Escola dos Profetas,
pois afirmaram que estava estreito, mas além dessa constatação tiveram
iniciativa para agir e modificar o ambiente( II Rs 6. 1 e 2).
Sigamos, pois, este exemplo!
Sugiro
que este momento de reflexão seja ampliado em outros momentos para que a EBD
cumpra de forma qualitativa seu objetivo.
Leiam
o texto pedagógico “Pensando n(a) EBD”, para saber como realizar esta reflexão
de forma coletiva.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto
Pedagógico
Pensando
n(a) EBD
Para
refletir sobre a Escola Bíblica Dominical, um bom começo é analisar a situação
que está sendo vivenciada – chama-se isto de Análise Situacional.
É
importante uma reunião específica com a presença da superintendência, professores,
alunos representantes das classes, pessoal da secretaria etc.
Devem
ser levantados os seguintes pontos:
1 - Estrutura
física: classes dentro do templo, salas para as turmas.
2 -
Dados estatísticos: a secretaria da EBD tem dados de frequência e ausência de
alunos e professores, evasão etc.
3 - Critérios
para escolha dos professores
4 - Treinamentos
dos professores
5 - Relações
interpessoais: Superintendente x professores x alunos
6 - Currículo
7 - Metodologia
das aulas
8 - Tempo
de aula
9 - Material
didático e equipamentos de apoio para as aulas
10 -
Divisão de classes por idade ou por tipo de classe
11 -
Alunos com necessidades especiais
12 -
Retenção da aprendizagem
13 -
Avaliação sistemática da EBD
Após
análise destes pontos, o grupo terá uma visão geral da situação da EBD, tanto
de pontos positivos e negativos, como os avanços e o que tem ocasionado os
problemas.
Agora,
é interessante refletir sobre quais os pontos podem ser melhorados de imediato,
listando-os e prevendo ações que podem resolver ou minimizar a curto prazo os
problemas detectados. Isto se chama Planejamento das Ações.
Depois,
listam-se os pontos que, mesmo sendo importantes, não foram escolhidos pelo
grupo como prioritários. Mas, deve haver ações previstas a médio e longo prazo
para repensar a situação indicada.
Atacar
muitas ações ao mesmo tempo pode gerar ansiedade e perda de objetividade devido
a disponibilidade de tempo e condições que não dependem do grupo para sanar os
problemas, mas isto não deve ser entendido como algo que não possa haver
interferência do grupo com ações concretas.
Planejar
as ações de forma simples e sem exageros, para dirimir os pontos levantados
como problemas, com cronograma e responsáveis pelas atividades são fatores
essenciais para o desenvolvimento a contento do trabalho a ser realizado.
Somando-se
a isto, há a avaliação do que foi planejado para acompanhar o desenvolvimento
das ações previstas. Isto é chamado de Acompanhamento e Avaliação.
Neste
momento, o grupo percebe os avanços alcançados, as dificuldades que ainda
persistem e podem redirecionar e
redimensionar novas ações e estratégias, pois o coletivo pode avaliar como
inadequadas as ações iniciais.
Planejar
ações coletivas para a melhoria da EBD é entender que a instituição de ensino
da Palavra de Deus é primordial e, portanto, não deve ser feita de forma
aleatória, improvisada. Mas, numa perspectiva coletiva é possível pensar,
prever e agir para que a Escola Bíblica Dominical alcance maiores resultados no
processo de ensino e aprendizagem.
Por Sulamita Macedo.
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