RSS

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Juvenis - Currículo do Ano 1: O Adolescente e seus relacionamentos
Lição 12: Jugo Desigual

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, falando: A aula de hoje será sobre o Jugo Desigual.
Ops! Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer antes de começar  o estudo da lição. Mas, pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog, então vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“ - Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?”
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre o jugo desigual.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Jugo Desigual”.
- Depois trabalhem o tema, conforme descrição abaixo:
Coloquem no quadro ou cartolina a seguinte pergunta: Jugo Desigual, o que isto significa?
Aguardem as respostas.
Analisem as respostas e se necessário acrescentem outras informações.
Apresentem as figuras abaixo para ilustrar o que é o objeto chamado jugo colocado em dois animais.
Reflitam também sobre o que pode caracterizar o jugo desigual nestas figuras.  Em seguida, tomem este exemplo e falem o que a Bíblia fala sobre isto, em II Co 6.14:
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Jugo Desigual

Objetivo: Estudar sobre o jugo desigual.

Material:
Digitar as frases abaixo, fazer uma cópia em uma folha de papel ofício, recortar as frases no sentido horizontal, sem separar as frases que se completam.
“Sou um barco sem mar  -  Sou o mar para seu barco
Sou uma xícara sem pires  -  Eu sou o pires da sua xícara
Sou uma noite sem lua  -  Sou a lua da sua noite
Sou uma caneta sem tinta  -  Sou a tinta da sua caneta
Sou uma empada sem azeitona  -  Sou a azeitona da sua empada
Sou um vidro sem perfume  -  Sou o perfume para seu vidro
Sou uma comida sem tempero  -  Sou o tempero para sua comida
Sou uma canção sem melodia  -  Sou a melodia da sua canção
Sou uma mala sem alça  -  Sou a alça da sua mala
Sou um celular sem recarga  -  Sou a recarga do seu celular”
Autoria das frases desconhecida.

Procedimento:
- Distribuam para os alunos os papéis descritos no material. Para isto, vejam as observações abaixo:
Contem a quantidade de alunos da turma: se for número impar, algum professor deve participar, pois para a atividade para dar certo, o total de pessoas deve ser par.
No material há 10 pares de frases, isto é, esta quantidade é para 20 pessoas participarem. É importante saber a quantidade de alunos presentes e  vocês só distribuirão a quantidade de pares de acordo com este número. Exemplo: há 08 alunos, serão distribuídos apenas 04 pares de frases.
Sabendo a quantidade de participantes, escolham as frases e somente agora vocês separam uma da outra. Exemplo: vocês vão separar  “Sou uma caneta sem tinta  -  Sou a tinta da sua caneta”, cortando no hífen.
Observem que os papéis devem formar pares, então só separem as frases que se completam no momento da entrega para os alunos.
Mas, vocês devem colocar uma frase que não se completa, com o objetivo de demonstrar o jugo desigual. Exemplo: Se a turma tiver 08 alunos, escolham 03 pares de frases que se completam e um dupla de frases que não se completam, tal como:
Sou uma canção sem melodia/ Sou a melodia da sua canção
Sou uma mala sem alça/ Sou a alça da sua mala
Sou um celular sem recarga/ Sou a recarga do seu celular”
Sou uma comida sem tempero/Sou o perfume para seu vidro
Misturem as frases e entreguem para os alunos.
- Peçam para que um aluno fale a frase que recebeu para que aquele que completa a frase dele se apresente, lendo também sua frase. Em seguida, devem permanecer juntos, formando uma dupla. Isto deve acontecer até que todos tenham falado suas frases.
- Depois, falem:
Vemos aqui várias situações nas quais as informações de cada frase se completam; para as duplas que se formaram, peçam para que eles leiam novamente.
E agora, temos uma situação na qual as frases não se completam. Isto faz agente refletir sobre o jugo desigual?
Aguardem as respostas. E em seguida, trabalhem sobre o tema, conforme a orientação pedagógica descrita acima.

Ideia original desconhecida da dinâmica utilizando frases que se completam.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: