Juvenis - Currículo do Ano 1: O Adolescente e seus
relacionamentos
Lição 12: Jugo Desigual
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Iniciem a aula, falando: A aula de hoje será sobre o Jugo Desigual.
Ops!
Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente
e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer
antes de começar o estudo da lição. Mas,
pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog, então
vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.
Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem
a importância desse ato?
Vocês
realmente estão fazendo isto?”
-
Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre o
jugo desigual.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Jugo
Desigual”.
-
Depois trabalhem o tema, conforme descrição abaixo:
Coloquem
no quadro ou cartolina a seguinte pergunta: Jugo Desigual, o que isto
significa?
Aguardem
as respostas.
Analisem
as respostas e se necessário acrescentem outras informações.
Apresentem
as figuras abaixo para ilustrar o que é o objeto chamado jugo colocado em dois
animais.
Reflitam
também sobre o que pode caracterizar o jugo desigual nestas figuras. Em seguida, tomem este exemplo e falem o que a
Bíblia fala sobre isto, em II Co 6.14:
“Não
vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a
justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Jugo Desigual
Objetivo: Estudar
sobre o jugo desigual.
Material:
Digitar
as frases abaixo, fazer uma cópia em uma folha de papel ofício, recortar as
frases no sentido horizontal, sem separar as frases que se completam.
“Sou
um barco sem mar - Sou o mar para seu barco
Sou
uma xícara sem pires - Eu sou o pires da sua xícara
Sou
uma noite sem lua - Sou a lua da sua noite
Sou
uma caneta sem tinta - Sou a tinta da sua caneta
Sou
uma empada sem azeitona - Sou a azeitona da sua empada
Sou
um vidro sem perfume - Sou o perfume para seu vidro
Sou
uma comida sem tempero - Sou o tempero para sua comida
Sou
uma canção sem melodia - Sou a melodia da sua canção
Sou
uma mala sem alça - Sou a alça da sua mala
Sou
um celular sem recarga - Sou a recarga do seu celular”
Autoria
das frases desconhecida.
Procedimento:
-
Distribuam para os alunos os papéis descritos no material. Para isto, vejam as
observações abaixo:
Contem
a quantidade de alunos da turma: se for número impar, algum professor deve
participar, pois para a atividade para dar certo, o total de pessoas deve ser
par.
No
material há 10 pares de frases, isto é, esta quantidade é para 20 pessoas
participarem. É importante saber a quantidade de alunos presentes e vocês só distribuirão a quantidade de pares de
acordo com este número. Exemplo: há 08 alunos, serão distribuídos apenas 04
pares de frases.
Sabendo
a quantidade de participantes, escolham as frases e somente agora vocês separam
uma da outra. Exemplo: vocês vão separar
“Sou uma caneta sem tinta - Sou a tinta da sua caneta”, cortando no
hífen.
Observem
que os papéis devem formar pares, então só separem as frases que se completam
no momento da entrega para os alunos.
Mas,
vocês devem colocar uma frase que não se completa, com o objetivo de demonstrar
o jugo desigual. Exemplo: Se a turma tiver 08 alunos, escolham 03 pares de
frases que se completam e um dupla de frases que não se completam, tal como:
Sou
uma canção sem melodia/ Sou a melodia da sua canção
Sou
uma mala sem alça/ Sou a alça da sua mala
Sou
um celular sem recarga/ Sou a recarga do seu celular”
Sou
uma comida sem tempero/Sou o perfume para seu vidro
Misturem
as frases e entreguem para os alunos.
-
Peçam para que um aluno fale a frase que recebeu para que aquele que completa a
frase dele se apresente, lendo também sua frase. Em seguida, devem permanecer
juntos, formando uma dupla. Isto deve acontecer até que todos tenham falado
suas frases.
-
Depois, falem:
Vemos
aqui várias situações nas quais as informações de cada frase se completam; para
as duplas que se formaram, peçam para que eles leiam novamente.
E
agora, temos uma situação na qual as frases não se completam. Isto faz agente
refletir sobre o jugo desigual?
Aguardem
as respostas. E em seguida, trabalhem sobre o tema, conforme a orientação
pedagógica descrita acima.
Ideia
original desconhecida da dinâmica utilizando frases que se completam.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário