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terça-feira, 25 de junho de 2013

Juvenis - Currículo do Ano 1: O Adolescente e seus relacionamentos
Lição 13: Buscando a vontade de Deus

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, falando: A aula de hoje será sobre relacionamento consigo mesmo, com os outros e com Deus.
Ops! Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer antes de começar  o estudo da lição. Mas, pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog, então vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“ - Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?”
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre relacionamento consigo mesmo, com os outros e com Deus.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Relacionamentos”.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, para isto digitem as seguintes expressões:
Relacionamento Intrapessoal
Relacionamento Interpessoal
Níveis de relacionamento  Vertical – espiritual
                                       Horizontal – social
Coloquem no quadro estas expressões e falem sobre cada uma delas.
Quando vocês falarem sobre o relacionamento vertical – espiritual, isto é, nossa relação com Deus, falem sobre a importância de buscar a vontade de Deus.
Falem também sobre autoimagem quanto vocês falarem sobre relacionamento intrapessoal.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Relacionamentos

Objetivo: Refletir sobre a importância dos relacionamentos.

Material:
Um saco de balas
Uma bandeja

Procedimento:
- Apresentem para os alunos uma bandeja com balas.
- Falem que cada aluno deve pegar uma bala, mas não poderá usar suas mãos.
Haverá com certeza várias tentativas: pegar com a boca, com os cotovelos, com os pés etc. Porém, observem se alguém pedirá ajuda a outra pessoa. Caso isto não aconteça, falem que há esta possibilidade, pois não estava proibido o uso das mãos de outra pessoa.
 - Depois, falem sobre a importância dos relacionamentos, pois não conseguimos viver isolados, separados, sem se socializar com as pessoas que nos cercam.
- Em seguida, distribuam as balas e orientem para que cada aluno ao cumprimentar um colega troque a bala com ele.
- Perguntem: O que pode significar a “bala” nos relacionamentos?
Aguardem as respostas. A bala pode se referir a boas ações nas amizades, através da doçura nas atitudes, respeito ao outro, etc.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.

Ideia original do uso da bala em dinâmicas desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

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