Juvenis - Currículo do Ano 1: O Adolescente e seus
relacionamentos
Lição 13: Buscando a vontade de Deus
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Iniciem a aula, falando: A aula de hoje será sobre relacionamento consigo
mesmo, com os outros e com Deus.
Ops!
Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente
e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer
antes de começar o estudo da lição. Mas,
pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog,
então vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.
Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem
a importância desse ato?
Vocês
realmente estão fazendo isto?”
-
Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre relacionamento
consigo mesmo, com os outros e com Deus.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Relacionamentos”.
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, para isto digitem as seguintes
expressões:
Relacionamento
Intrapessoal
Relacionamento
Interpessoal
Níveis
de relacionamento Vertical – espiritual
Horizontal – social
Coloquem
no quadro estas expressões e falem sobre cada uma delas.
Quando
vocês falarem sobre o relacionamento vertical – espiritual, isto é, nossa
relação com Deus, falem sobre a importância de buscar a vontade de Deus.
Falem
também sobre autoimagem quanto vocês falarem sobre relacionamento intrapessoal.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Relacionamentos
Objetivo:
Refletir sobre a importância dos relacionamentos.
Material:
Um
saco de balas
Uma
bandeja
Procedimento:
-
Apresentem para os alunos uma bandeja com balas.
-
Falem que cada aluno deve pegar uma bala, mas não poderá usar suas mãos.
Haverá
com certeza várias tentativas: pegar com a boca, com os cotovelos, com os pés
etc. Porém, observem se alguém pedirá ajuda a outra pessoa. Caso isto não
aconteça, falem que há esta possibilidade, pois não estava proibido o uso das
mãos de outra pessoa.
- Depois, falem sobre a importância dos
relacionamentos, pois não conseguimos viver isolados, separados, sem se
socializar com as pessoas que nos cercam.
-
Em seguida, distribuam as balas e orientem para que cada aluno ao cumprimentar
um colega troque a bala com ele.
-
Perguntem: O que pode significar a “bala” nos relacionamentos?
Aguardem
as respostas. A bala pode se referir a boas ações nas amizades, através da
doçura nas atitudes, respeito ao outro, etc.
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Ideia
original do uso da bala em dinâmicas desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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