Jovens e Adultos – A Família Cristã no século XXI
Lição 10: A Necessidade e a Urgência do Culto
Doméstico
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Iniciem a aula, falando: A aula de hoje será sobre a necessidade e a urgência
do Culto Doméstico.
Ops!
Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente
e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer
antes de começar o estudo da lição. Mas,
pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog,
então vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.
Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem
a importância desse ato?
-
Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre a
necessidade e a urgência do Culto Doméstico.
-
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.
-
Depois, para concluir, utilizem a dinâmica “Culto
Doméstico”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto
Pedagógico
Método
de Ensino: Estudo de Caso
Estudo
de Caso é um método de ensino que tem sido utilizado em diversas áreas do
conhecimento, por ter se revelado extremamente útil para estudo de um assunto,
através da análise de um fato ou situação-problema. Na Educação Cristã, também
há possibilidades de utilização.
O
Estudo de Caso consiste na apresentação de um problema, análise e apresentação
de soluções. A situação-problema apresentada, mesmo sendo um recorte da
realidade, deve fazer parte de um contexto maior, apresentando pontos similares
com outros fatos; é importante ressaltar que o caso deve ser bem elaborado,
contendo detalhes e pontos relevantes, para que possa ser utilizado a contento
em situação de ensino e aprendizagem.
Observem
este exemplo de Estudo de Caso para trabalhar com professores:
“Trim...
Trim.... Trim... Trim...Trim. Insistentemente toca o despertador.
O
professor da EBD, Fulano de Tal, com um olho aberto e outro fechado, olha para
o relógio. São 8:00 horas. Ele se lembra que é domingo, pula da cama e observa
no agendamento feito com os colegas professores
que hoje é seu dia de ensinar.
Começa a procurar a revista de lições bíblicas, olha qual o assunto e pensa:
Vai ser moleza! E chega à Igreja pontualmente às 9:30 horas”.
Após
a apresentação, procede-se com a análise do caso. Neste exemplo, embora
apresente uma situação hipotética, há elementos reais que acontecem com os
professores, que devem ser analisados, tais como: planejamento pessoal, plano
de aula, organização de tempo, pontualidade, assiduidade, compromisso etc.
- Oralmente: o professor ler para o grupo
a situação-problema de forma que haja compreensão e possibilidade de prosseguir
na investigação do caso, sem que seja necessária sua repetição por mais de duas
vezes.
- Por escrito: o professor escreve a situação-problema
em uma cartolina ou entrega digitada para os alunos ou mesmo apresenta através
de slides.
- Através da contação de história: o professor deve ler de forma que haja
entendimento do que se quer analisar. É importante que a história não seja
longa.
- Apresentação de um filme: é importante
a escolha de um trecho do filme, tendo em vista o tempo de aula; se o filme for
curto, então há condições de exibi-lo em sua totalidade.
- Encenação: antes da apresentação,
procure passar o texto com os “atores”.
- Reportagem ou documentário: neste caso
pode ser escrito ou oral, observe então as orientações para apresentação dessas
duas formas, como também as indicações de utilização de filme, apontadas acima.
- Através de foto: o professor deverá
apresentar a foto e lançar uma pergunta.
- Apresentação da situação-problema para o
grande grupo: o caso será apresentado de forma única e analisado por todos,
requerendo do professor habilidade de liderança, não deixando que o tema seja
desviado. As soluções apresentadas deverão ser escritas num quadro, cartolina
ou outro meio visível para todos do grupo.
- Apresentação da situação-problema para
fracionamentos de um grupo: o grupo deverá, neste caso, ser dividido em
pequenos grupos para analisar o caso. Aqui também é importante o controle do
tempo e liderança habilidosa, tanto no momento da análise do caso, como na
apresentação de cada grupo.
É
recomendável utilizar o Estudo de Caso antes da discussão de um tema a ser
estudado, dessa forma possibilitará a diversidade de elementos para estudo,
como também apontará caminhos e direção para o aprofundamento do assunto.
O
Método Estudo de Caso pode ser agregado à aula expositiva, possibilitando a
participação do aluno. Então, que tal utilizá-lo na EBD?
Por Sulamita Macedo.
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