Jovens e Adultos – A Família Cristã no século XXI
Lição 12: A Família e a Igreja
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Iniciem a aula, falando: A aula de hoje será sobre a família participando da
igreja local e do corpo de Cristo.
Ops!
Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente
e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer
antes de começar o estudo da lição. Mas,
pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog,
então vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.
Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem
a importância desse ato?
Vocês
realmente estão fazendo isto?”
-
Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje sobre a família
participando da igreja local e do corpo de Cristo.
-
Utilizem a dinâmica “Família x Igreja”.
-
Depois, trabalhem outros pontos abordados na lição que não foram trabalhados na
dinâmica.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto
Pedagógico
Não
faça drama!
Saiba
como utilizar a dramatização como instrumento de aprendizagem na EBD
A dramatização como instrumento de aprendizagem consiste
na representação de um fato, uma história através da atuação dos alunos como
“atores”, com o objetivo de promover o ensino e aprendizagem, através da
expressão simbólica.
A dramatização, no espaço educativo da EBD, é possível,
mas é necessário atentar para alguns pontos, como a realidade do ambiente de
realização da EBD, o tempo de aula, a habilidade do professor e dos alunos e a
escolha de um texto adequado com o tema da aula.
A
utilização da dramatização na Escola Dominical deve ser breve, sem muitos
detalhes, como cenários, figurinos e outros objetos que compõem a cena, tendo
em vista o ambiente da aula, pois normalmente é realizada dentro do templo.
Mas, se desejar utilizar outro local disponível da igreja, é interessante
reservar este espaço com o superintendente com antecedência.
Levando
em consideração o tempo de aula que normalmente gira em torno de 60 minutos,
uma encenação deve ter no máximo 10 minutos, para que depois haja tempo
suficiente para a explanação do tema em estudo, que foi introduzido pela
dramatização. Esta também pode ser utilizada no final da aula, para a conclusão
de um tema.
Outro
fator importante é habilidade do professor para organizar a dramatização de
forma simples. Para isto ele precisa saber o que deseja realizar com os alunos
de forma planejada, escolher a dramatização adequada para o tema, convencer os
alunos a participar e deixar claro que na atividade cênica não deve ser
observada a atuação perfeita dos “atores”, mas a representação de papéis dentro
de um contexto narrativo, objetivando a facilitação do ensino e da aprendizagem
na aula da EBD.
É
interessante que ao escolher um texto para dramatizar, o professor observe quem
são os personagens, quais as falas de cada uma delas, fazer cópias do texto já
organizado para dramatização para cada pessoa envolvida na representação, tanto
para os atores como para os figurantes, o narrador(se houver necessidade), para
que todos saibam o momento de sua fala, o tempo de permanecer ou sair da cena;
é importante também observar quais objetos poderão ser utilizados na
dramatização e a arrumação do ambiente.
As
vantagens do uso deste método de ensino são várias, tais como: desenvolvimento
da comunicação, da linguagem oral e corporal, da socialização, da integração, da
motivação, da participação, além é claro da aprendizagem através do processo
representativo, favorecendo a análise da situação dramatizada.
As
desvantagens também aparecem, como em todo método de ensino: os alunos inibidos
podem não querer participar, mas devem ser estimulados; a ambientação da EBD
não favorece a dramatização de forma mais específica, mas veja as possibilidades
de uso já citadas acima.
A dramatização deve ser entendida como um instrumento
didático de ensino, pois se apresenta como uma forma de analisar um tema,
promovendo e resgatando a participação dos alunos tanto na representação, como também
no momento de estudo do tema.
Então, que tal utilizar a dramatização nas aulas de EBD?
Por Sulamita Macedo.
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