Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Embaraços
que prejudicam a vida cristã
Lição 13: No comando do controle
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Iniciem a aula, falando: A aula de hoje será sobre a importância do controle
pessoal com relação a exposição a mídia.
Ops!
Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente
e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer
antes de começar o estudo da lição. Mas,
pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog,
então vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“-
Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.
Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem
a importância desse ato?
Vocês
realmente estão fazendo isto?”
-
Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre
a importância do controle pessoal com
relação a exposição a mídia.
-
Utilizem a dinâmica “Tô Ligado”.
-
Depois, trabalhem outros pontos da lição não abordados na dinâmica.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Tô Ligado!
Objetivo:
Refletir sobre a importância do controle pessoal com relação a exposição a
mídia.
Material:
01
globo terrestre ou uma bola grande para representar o mundo
Barbante
Fita
gomada com pouca adesividade(se for usar o globo)
Fita
adesiva(se for usar uma bola)
Nomes
digitados: MSN, twitter, sala de bate-papo, blog, facebook, sites, jogos,
televisão, revistas, jornais.
Procedimento:
ANTES
DA AULA:
-
Organizem as cadeiras em círculo.
-
Coloquem o globo ou a bola no centro do círculo.
-
Cortem 10 pedaços de barbante do tamanho que dê para fixar no globo e vá até as
cadeiras.
-
Dobrem o papel com os nomes digitados para que os alunos não visualizem ao
chegar.
-
Preguem cada papel dobrado com as palavras “MSN, twitter, sala de bate-papo,
blog, facebook, sites, jogos, televisão, revistas, jornais” em um lado do
barbante. Para cada palavra, um barbante.
-
Depois, preguem o outro lado do barbante no globo(sugiro o uso de fita gomada
com pouca adesividade para não danificar o globo)
-
Aguardem os alunos.
DURANTE
A AULA:
-
Depois que os alunos estiverem sentados, deem os 10 barbantes para 10 alunos.
-
Perguntem: Olhando para este material, o que vocês acham qual será nosso tema
da aula?
Aguardem
as respostas.
-
Depois falem que o tema da aula será sobre o cuidado sobre A aula de hoje será
sobre a importância do controle pessoal com relação a exposição a mídia.
através de diversos meios de comunicação,
enfatizando o virtual.
-
Então peçam para que os 10 alunos leiam a palavra que recebeu(presa no
barbante).
-
Perguntem: Por que estas palavras estão presas no barbante ligadas ao globo?
Aguardem
as respostas. Certamente elas vão girar em torno da comunicação entre as
pessoas.
-
Perguntem:
Através
de quais destes meios vocês mantêm comunicação?
Aguardem
as respostas.
O
tempo que eles se mantêm conectados.
O
tipo de conversa.
Com
quem se comunicam.
Influências
positivas e negativas.
Não
se esqueçam de alertar da importância de estar ligado com o mundo de forma
consciente, não se deixando levar por influências com valores não cristãos.
-
Para concluir, leiam:
I
Co 15.33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem dos bons costumes”.
Cl
2.8a “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua...”
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário