Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Embaraços
que prejudicam a vida cristã
Lição 12: Primeiro eu!
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Iniciem a aula, falando: A aula de hoje tem como tema a reflexão sobre inveja,
egoísmo.
Ops!
Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente
e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer
antes de começar o estudo da lição. Mas,
pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog,
então vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“-
Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.
Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Vocês
realmente estão fazendo isto?”
-
Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje terá como tema
a inveja e o egoísmo.
-
Utilizem a dinâmica “Inveja”.
-
Depois, trabalhem outros pontos da lição não abordados na dinâmica.
-
Leiam o texto pedagógico: “Não faça drama! Saiba como utilizar a dramatização
como instrumento de aprendizagem na EBD”. Este texto pode lhe auxiliar na
dinâmica proposta para esta lição. Encontre-o no marcador “Texto Pedagógico”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Inveja
Material:
Um
ramo
Uma
figura de sol
Flores
Folhas
secas
Um
saco
Sementes
Procedimento:
1 - Leiam com os alunos o
texto “A inveja do Pequeno Ramo”(postado abaixo), para que os alunos entendam o
que vão fazer.
2
- Agora, após a leitura, façam uma encenação deste texto. Para isto, vocês precisam
observar as seguintes orientações:
O
narrador deve ser o professor.
Escolher
um aluno para ser o pequeno ramo, entregar para ele um ramo verde e folhas
secas.
Escolher
um aluno para ser o jardineiro e outra pessoa para ser a filha; o jardineiro entra
com um saco no bolso.
Observar
as orientações em itálico e entre parênteses para os alunos realizarem.
A inveja do Pequeno Ramo
Era uma vez um pequeno ramo. O pequeno ramo estava
no topo de uma montanha. A montanha mais bela e alta da floresta, do lado da
casa de um jardineiro trabalhador. O pequeno ramo era feliz com seus outros
amigos ramos ali(todos os alunos devem
ficar agachados deste o início da leitura).
Então o tempo foi passando, e a chuva caía(os alunos devem dizer chuá chuá), e o
sol nascia(um aluno deve mostrar o sol).
E todos os ramos começaram a crescer(os
alunos devem se levantar). Os amigos do pequeno ramo, agora já não eram
mais ramos, e sim, botões de flor(os
alunos mostram as flores). O pequeno ramo ficou feliz pelos amigos, e
resolveu parar seu trabalho de crescimento para observá-los.
Então se passou mais um tempo e os amigos do
pequeno ramo já viraram canteiros de rosa. E nada do pequeno ramo crescer(o aluno pequeno ramo deve permanecer
abaixado). Mas dessa vez, o pequeno ramo não ficou feliz pelos amigos. Ele
ficou triste(fazer cara de pessoa triste).
Ficou triste e chateado porque seus amigos estavam crescendo e ficando mais
bonitos do que ele, simples mato amarelado.
Os amigos do pequeno ramo já eram grandes arbustos
e o pequeno ramo estava tão triste de ver seus amigos tão grandes, que ele
resolveu ser a praga que estragava a beleza dos grandes arbustos florais.
Agora, os arbustos deixaram cair sementes(os alunos jogam sementes pelo chão),
que se multiplicaram, e que formaram um jardim. E cada vez mais, o pequeno ramo
tentava estragar a beleza do jardim, se alastrando por todo o gramado.
Chegou um dia que ele ficou tão triste, mas tão
triste por causa dos amigos, que resolveu se transformar em uma verdadeira
praga parasita, e começou a influenciar os amigos a deixar de produzir aquelas
flores tão belas, para que fossem apenas simples arbustos, e o lugar iria ficar
mais bonito.
- Simplicidade, meus colegas, simplicidade. Ele os
enganava.
Alguns caíam em sua conversa, outros não.
Até que um dia veio o jardineiro daquele lugar, com
a filha pequena(o aluno jardineiro e a
filha entram). A menina adorou as roseiras. Mas ela notou que havia um
matinho chato as enforcando(a menina fica
olhando entre as roseiras). Então pediu para o pai arrancar o que estava
estragando o trabalho tão bonito do tempo, e da natureza, com seu coração todo
mole pelas rosas.
Então o pequeno ramo foi arrancado(o aluno pequeno ramo sai, puxado pelo
braço). E só o que sobrou dele, foram suas folhas secas imundas, que o
jardineiro recolheu(o aluno jardineiro
apanha as folhas secas e coloca no saco), feliz por ter se livrado de uma
praga inconveniente, e causado um sorriso a mais no rosto da pequena filha.
(Autoria desconhecida)
3
– Depois, analisem com os alunos sobre as consequências da inveja do pequeno
ramo.
4
– Em seguida, falem sobre a inveja dos irmãos de José(personagem bíblico);
leiam Gn 37. 5 a 11 e se possível apresentem figuras que ilustrem esta
narrativa.
Vocês
podem conseguir as figuras no departamento infantil da igreja. Pelo fato de
mostrar figuras, isto não quer dizer que é algo infantil, pois depende do
enfoque dado pelo professor para os alunos pré-adolescentes.
5
– Depois, leiam Gn 49.22 “José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte;
seus ramos correm sobre o muro”
Em
seguida, façam uma comparação entre José, um ramo frutífero, com o ramo do
texto que não cresceu, estabelecendo diferenças entre eles sobre a inveja, um
que foi invejado e o que aconteceu com os irmãos invejosos e o pequeno ramo que
invejava seus amigos ramos que cresceram e ele não.
Por
Sulamita Macedo.
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