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terça-feira, 4 de junho de 2013

Juvenis - Currículo do Ano 1: O Adolescente e seus relacionamentos
Lição 10: Eu & o Grupo

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, falando: A aula de hoje será sobre relacionamentos.
Ops! Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer antes de começar  o estudo da lição. Mas, pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog, então vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“ - Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?”
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre relacionamentos.
- Depois, trabalhem outros pontos levantados na lição.
- Finalizem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Teia dos Relacionamentos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Teia dos Relacionamentos

Objetivo: Refletir sobre a importância das amizades e cuidado com as más influências.

Material:
01 novelo de lã ou cordão.

Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Entreguem o novelo de lã ou cordão para um aluno, solicitem que ele pegue a ponta do cordão, enlore no dedo e jogue para qualquer pessoa do círculo. O que pegou o novelo, segura o cordão e joga para outro colega até que o último aluno participe.
- Orientem que antes de jogar o novelo para outro colega, cada pessoa deverá falar uma frase sobre amizade, relacionamento.
- Então, falem: Vocês estão vendo uma teia, formada por fios lançados por vocês para outros colegas, podendo significar os nossos relacionamentos.
- Perguntem: Para que serve uma teia de aranha?
Espera-se que os alunos falem que a aranha tece a teia para servir de armadilha para pequenos insetos e depois devorá-los.
- Perguntem:
O que isto pode representar sobre os relacionamentos?
Cair na teia e ser devorado pelo inimigo?
Aguardem as respostas.
Enfatizem que devemos ficar vigilantes para não cair em alguma teia que nos leve a ter atitudes erradas.
- Depois solicitem que os alunos soltem a teia no chão e desembaracem os fios. Certamente, não conseguirão devido a escassez de tempo, mas a tarefa é possível.
- O que isto pode representar?
Ficar embaraçado com as coisas do mundo não deve ser o desejo nosso, mas Deus pode nos dar força para resistir as ciladas do inimigo. Para tanto, é necessário vigilância.

Ideia original da formação de uma teia em dinâmica desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.


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