Juvenis - Currículo do Ano 1: O Adolescente e seus
relacionamentos
Lição 10: Eu & o Grupo
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Iniciem a aula, falando: A aula de hoje será sobre relacionamentos.
Ops!
Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente
e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer
antes de começar o estudo da lição. Mas,
pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog, então
vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.
Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem
a importância desse ato?
Vocês
realmente estão fazendo isto?”
-
Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre
relacionamentos.
-
Depois, trabalhem outros pontos levantados na lição.
-
Finalizem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Teia dos Relacionamentos”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Teia dos Relacionamentos
Objetivo:
Refletir sobre a importância das amizades e cuidado com as más influências.
Material:
01
novelo de lã ou cordão.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Entreguem o novelo de lã ou cordão para um aluno, solicitem que ele pegue a
ponta do cordão, enlore no dedo e jogue para qualquer pessoa do círculo. O que
pegou o novelo, segura o cordão e joga para outro colega até que o último aluno
participe.
-
Orientem que antes de jogar o novelo para outro colega, cada pessoa deverá
falar uma frase sobre amizade, relacionamento.
-
Então, falem: Vocês estão vendo uma teia, formada por fios lançados por vocês
para outros colegas, podendo significar os nossos relacionamentos.
-
Perguntem: Para que serve uma teia de aranha?
Espera-se
que os alunos falem que a aranha tece a teia para servir de armadilha para
pequenos insetos e depois devorá-los.
-
Perguntem:
O
que isto pode representar sobre os relacionamentos?
Cair
na teia e ser devorado pelo inimigo?
Aguardem
as respostas.
Enfatizem
que devemos ficar vigilantes para não cair em alguma teia que nos leve a ter
atitudes erradas.
-
Depois solicitem que os alunos soltem a teia no chão e desembaracem os fios.
Certamente, não conseguirão devido a escassez de tempo, mas a tarefa é
possível.
-
O que isto pode representar?
Ficar
embaraçado com as coisas do mundo não deve ser o desejo nosso, mas Deus pode
nos dar força para resistir as ciladas do inimigo. Para tanto, é necessário
vigilância.
Ideia
original da formação de uma teia em dinâmica desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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