Adolescentes - Currículo do Ano 2: Conselhos para o
dia a dia
Lição 01: Busque a Sabedoria
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, façam uma panorâmica do trimestre:
Falem:
Neste trimestre vamos estudar sobre o livro de Provérbios.
Vamos
encontrar este livro na Bíblia? Aguardem que os alunos encontrem.
Peçam
para que um aluno leia o primeiro versículo e em seguida falem sobre a autoria
deste livro, que além de Salomão, outras duas pessoas também são co-autores,
como Agur(capítulo 30) e o rei Lemuel(capítulo 31).
Depois
falem sobre o conteúdo de Provérbios, uma coletânea de conselhos. Em seguida,
leiam os títulos das 13 lições e falem que estes serão os tipos de conselhos que serão estudados neste
trimestre.
7
- A lição de hoje tem como título “Busque a Sabedoria”.
-
Perguntem:
Vocês
já receberam conselhos. Que tipo de conselho eram eles e quem deu o conselho e
vocês aceitaram o conselho?
Observem
as respostas. Pode ocorrer relato de bons e maus conselhos, mas enfatizem a
importância dos bons conselhos e como discernir entre um bom e mau conselho.
-
Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação
dos alunos e contextualizem o tema para o tipo de aluno que vocês ensinam.
-
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Conselhos”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Conselhos
Objetivos:
Concluir
estudo sobre o valor dos bons conselhos.
Material:
01
quadro ou cartolina com o ditado popular “Se Conselho fosse bom, não se dava,
vendia”.
¼
de uma folha de papel ofício
Material
digitado com os conselhos da turma, para cada aluno.
Procedimento:
-
Coloquem no quadro ou cartolina o seguinte ditado popular:
“Se
Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.
-
Depois, perguntem:
O
que vocês acham desta afirmação?
Em
quais circunstâncias alguém menciona esta frase?
Observem
as respostas e reflitam sobre a importância dos bons conselhos.
-
Depois, entreguem ¼ de uma folha de papel ofício para cada aluno.
-
Peçam para que eles escrevam um conselho ou um provérbio para um dos colegas da
classe, que pode ser um provérbio bíblico ou popular.
-
Peçam para que eles entreguem os conselhos para os colegas.
Observem
se alguém ficou sem receber conselho, então entreguem um conselho para esta
pessoa. Estes conselhos deverão ser organizados, por vocês, em casa com
antecedência.
-
Os colegas devem ler para a turma o conselho recebido.
-
Depois, recolham todos os conselhos, digitem e levem para a turma na aula
seguinte com o seguinte título “Conselhos da Classe...”(nome ou número da
classe). Entreguem a coletânea de conselhos para cada aluno.
-
Devolvam os conselhos para os respectivos donos(aqueles que os alunos receberam
dos colegas).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário