Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Escolhas que
Agradam a Deus
Lição 11: Bom é ser bom
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como título “Bom é ser bom”.
-
Iniciem o estudo do tema, lendo Galátas 5. 22 e falem para os alunos que
“benignidade” e “bondade” são duas virtudes do Fruto do Espírito Santo.
-
Escrevam estas duas palavras no quadro.
-
Perguntem: O que é benignidade? E bondade? Ambas possuem o mesmo significado?
Benignidade refere-se a sentimento, ao passo que
a bondade é atitude.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
-
Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Bondade
em Ação”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Bondade em Ação
Objetivo:
Refletir sobre a bondade nas atitudes individuais ou coletivas.
Material:
Texto
bíblico: Lc 10. 30 a 35
06
pessoas: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o
hospedeiro.
Procedimento:
-
Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do Bom
Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por
ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem
muito aparato.
Quer
saber mais sobre o uso da dramatização nas aulas da EBD, leiam o texto
pedagógico, postado abaixo.
-
O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver
lendo, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
-
Após a encenação, reflitam sobre as atitudes dos personagens diante do homem
espancado, quanto a bondade e solidariedade.
-
Em seguida, reflitam como tem sido nossa atitude diante daquelas pessoas que
necessitam de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.
-
Perguntem: Como vocês podem demonstrar atitudes de bondade?
Aguardem
as respostas.
-
Para finalizar, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas
necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc.
Por
Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Não faça drama!
Saiba como utilizar a dramatização como instrumento
de aprendizagem na EBD
A dramatização como instrumento de
aprendizagem consiste na representação de um fato, uma história através da
atuação dos alunos como “atores”, com o objetivo de promover o ensino e
aprendizagem, através da expressão simbólica.
A dramatização, no espaço educativo
da EBD, é possível, mas é necessário atentar para alguns pontos, como a
realidade do ambiente de realização da EBD, o tempo de aula, a habilidade do
professor e dos alunos e a escolha de um texto adequado com o tema da aula.
A
utilização da dramatização na Escola Dominical deve ser breve, sem muitos
detalhes, como cenários, figurinos e outros objetos que compõem a cena, tendo
em vista o ambiente da aula, pois normalmente é realizada dentro do templo.
Mas, se desejar utilizar outro local disponível da igreja, é interessante
reservar este espaço com o superintendente com antecedência.
Levando
em consideração o tempo de aula que normalmente gira em torno de 60 minutos,
uma encenação deve ter no máximo 10 minutos, para que depois haja tempo
suficiente para a explanação do tema em estudo, que foi introduzido pela
dramatização. Esta também pode ser utilizada no final da aula, para a conclusão
de um tema.
Outro
fator importante é habilidade do professor para organizar a dramatização de
forma simples. Para isto ele precisa saber o que deseja realizar com os alunos
de forma planejada, escolher a dramatização adequada para o tema, convencer os
alunos a participar e deixar claro que na atividade cênica não deve ser
observada a atuação perfeita dos “atores”, mas a representação de papéis dentro
de um contexto narrativo, objetivando a facilitação do ensino e da aprendizagem
na aula da EBD.

As
vantagens do uso deste método de ensino são várias, tais como: desenvolvimento
da comunicação, da linguagem oral e corporal, da socialização, da integração,
da motivação, da participação, além é claro da aprendizagem através do processo
representativo, favorecendo a análise da situação dramatizada.
As
desvantagens também aparecem, como em todo método de ensino: os alunos inibidos
podem não querer participar, mas devem ser estimulados; a ambientação da EBD
não favorece a dramatização de forma mais específica, mas veja as
possibilidades de uso já citadas acima.
A dramatização deve ser entendida
como um instrumento didático de ensino, pois se apresenta como uma forma de
analisar um tema, promovendo e resgatando a participação dos alunos tanto na
representação, como também no momento de estudo do tema.
Então, que tal utilizar a
dramatização nas aulas de EBD?
Por
Sulamita Macedo.
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