Jovens e Adultos: Sabedoria de Deus para uma Vida
Vitoriosa – A Atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Lição 12: Lança o Teu Pão sobre as Águas
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, iniciem o estudo da lição.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Lança o Teu Pão sobre as Águas”.
- Iniciem o estudo do tema,
utilizando a dinâmica “Lança o Teu Pão sobre as Águas”.
-
Agora,
trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e
contextualizada.
Sugiro ainda a dinâmica “Sementes” sobre a Lei da Semeadura.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Vejam no final da postagem uma sugestão de
atividade para o encerramento do trimestre!
Dinâmica: Lança o Teu Pão Sobre as Águas
Objetivos:
Entender
o que significa a expressão “Lança o Teu Pão Sobre as Águas”
Refletir
sobre a fé e a esperança.
Material:
01
vasilha com água
01
pão
01
envelope de sementes da mostarda.
Observações:
- Vocês poderão encontrar as sementes de
mostarda em supermercados e em lojas que vendem produtos agrícolas.
-
A semente de mostarda é muito pequena e fácil de perdê-la. Então, para
entregá-la aos alunos, coloque-a num pedaço de durex transparente, passando por
cima dela outro pedaço de durex.
Procedimento:
-
Apresentem uma vasilha com água e 01 pão.
-
Depois, coloquem o pão dentro da água e vejam o acontece.
O
pão ficará encharcado de água, mole e começa a despedaçar.
Então,
perguntem:
O
que vocês entendem ou sabem sobre esta expressão?
Será
que realmente é para colocar o pão na água?
Aguardem
as respostas. Depois acrescentem esta informação:
“A chave para o entendimento dessa passagem
está na palavra "pão". A palavra hebraica traduzida aqui por pão tem
também outros sentidos, um deles é "grão", usado em panificação,
dessa forma o texto parece se referir a um antigo costume egípcio que os judeus
conheciam bem, que era lançar a semente (grão) sobre as águas do rio Nilo,
quando ele transbordava anualmente, dessa forma a semente ficava soterrada no
local da cheia, quando as águas do Nilo recuavam àquelas sementes brotavam e
davam a colheita devida”.( http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br).
-
Falem: Jogar o grão representa uma atitude de fé na esperança de que no futuro
ela germinaria.
-
Leiam com os alunos: Lc 17. 05 e 06 “Disseram então os apóstolos ao Senhor:
Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de
mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui e planta-te no mar; e
ela vos obedecerá”.
-
Entreguem para cada aluno uma semente da mostarda e solicitem que a observem.
-
Comentem que o versículo fala que a fé não é do tamanho da semente, mas como a
semente. Não devemos observar a pequenez da semente, porém a dimensão do que
ela pode produzir.
-
Leiam: Mc 4.31 e 32.
“É
como um grão de mostarda, que quando se semeia na terra é a menor de todas as
sementes que há na terra; mas tendo sido semeada, cresce e faz-se a maior de
todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu
podem aninhar-se debaixo da sua sombra”.
-
Falem: Para que a semente germine, cresça, ela deverá ser plantada em solo
fértil. Nossa fé cresce em comunhão com o Senhor e guardando Sua palavra.
-
Para concluir, falem: Plantemos a semente da fé em terreno fértil, para que
possa germinar em tempo oportuno.
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica: Sementes
Objetivo:
Refletir sobre o princípio da semeadura e da colheita.
Material:
01
cesta pequena com sementes variadas.
01
copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
Procedimento:
-
Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.
-
Falem: Este é o princípio da semeadura e da colheita.
-
Perguntem: Que tipo de sementes estamos semeado? O que estamos colhendo?
-
Distribuam 01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
-
Passem para os alunos a cesta com as sementes e solicitem para que eles retirem
no máximo 05 unidades diferentes e coloque-as no copo.
-
Depois, orientem para que os alunos falem sobre as ações, representadas pelas
sementes, que eles desejam cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu
relacionamento com Deus e com o próximo.
-
Reflitam ainda: Já imaginou a quantidade do que vocês podem receber de volta
daquilo que estão plantando?
-
Leiam II Co 9.6 “...O que semeia pouco, pouco também ceifará; o que semeia em abundância
em abundância também ceifará.”
-
Analisem ainda que há sementes que germinam com facilidade, mas há outras que
precisam de cuidados especiais para que brotem.
Depois
façam uma relação disto com as sementes que estamos cultivando, quais delas necessitam
de maiores cuidados e tentativas para produzir frutos.
-
Para finalizar, leiam Gl 5.22.
Por
Sulamita Macedo.
Sugestão para o Encerramento do 4º. Trimestre –
2013
Lição de Jovens e Adultos
Sugiro
uma Gincana, mas caso não haja condições de realizá-la, vocês podem fazer
adaptações e executar algumas atividades desta gincana
A
gincana pode ser realizada:
- Entre todas as classes da lição de jovens e
adultos
-
Com um segmento, por exemplo jovens, dividido em 02 grupos
-
Com uma classe, dividindo a turma em 02 grupos
-
Com uma comissão julgadora ou observadora que contabilizará os pontos e supervisionará
a execução das tarefas.
Tarefas
1 – Apresentar figuras
Apresentar
figuras que representem cada lição, explicando a relação entre elas e os temas
das lições.
Esta
tarefa deve ser divulgada com antecedência(no domingo anterior a gincana)
Pontuação:
Cada figura tem valor de 01 ponto, a explicação correta mais um ponto.
Cada
grupo terá a pontuação de acordo com a quantidade de figuras e a explicação
correta.
2 – Encenar
Cada
grupo deverá fazer encenação de forma rápida das seguintes passagens de
Provérbios:
Provérbios
22.13
Provérbios
6. 1 a 5
Esta
tarefa deve ser divulgada com antecedência(no domingo anterior a gincana)
Pontuação:
A melhor encenação tem valor de 05 pontos, a outra terá 03 pontos.
3 – Explicar
Cada
grupo deverá explicar Ec 11.1.
Pontuação:
A melhor explicação valerá 02 pontos
4 – Citar corretamente:
01
versículo de Provérbios
01
versículo de Eclesiastes
Pontuação:
Pela citação correta dos dois versículos, o grupo ganhará 03 pontos. Se apenas
citar 01 versículo, o grupo ganhará 01 ponto.
5 – Responder
As
perguntas serão sorteadas, duas para cada grupo. As perguntas deverão estar num
saco e um elemento de cada grupo retirar a pergunta uma de cada vez, alternando
com o outro grupo. O mediador deverá ler a pergunta.
Quem
escreveu Provérbios e Eclesiastes?
O
que significa as palavras que estão na frente dos 22 versículos de Pv 31?
O
que diferencia o livro de Provérbios do livro de Eclesiastes?
Quantos
provérbios escreveu Salomão?
Pontuação:
Para cada resposta correta, o grupo ganha 02 pontos.
6 – Perguntas de um grupo para outro grupo
O
grupo 01 faz uma pergunta para o grupo 02.
O
grupo 02 faz uma pergunta para o grupo 01.
Pontuação:
Esta tarefa valerá 04 pontos: 02 pontos pela pergunta elaborada de forma
correta e 02 pontos pela resposta correta dada para a pergunta da outra equipe.
7 – Quem procura acha
Cada
grupo deverá procurar nas bolsas, carteiras ou peças do vestuário, objetos que
lembrem algum ensinamento de Provérbios e Eclesiastes.
Pontuação:
Cada objeto tem o valor de 01 ponto. Ganhará a equipe que apresentar o maior
número de objetos, isto é, a quantidade de pontos está relacionada ao número de
objetos.
8 – Desenhar e explicar
Desenhar
uma situação descrita em Provérbios
Desenhar
uma situação descrita em Eclesiastes
Material
necessário:
01 folha de cartolina, 01 lápis grafite e
lápis colorido para cada grupo.
Pontuação:
Ganha 03 pontos o grupo que melhor desenhar e explicar o desenho a respeito da
situação descrita nos dois livros.
9 – Formar versículo
Cada
grupo deverá receber um conjunto de palavras misturadas que formam uma frase de
cada livro: Provérbios e Eclesiastes. Depois eles devem montar os dois
versículos.
Pontuação:
Ganhará 02 pontos, o grupo que montar mais rápido e de forma correta os dois
versículos. Ganhará 01 ponto aquele grupo que montar apenas um versículo.
10 – Qualidades da Mulher virtuosa
Cada
grupo deverá escrever as qualidades da mulher virtuosa, sem consultar a Bíblia,
nos papéis coloridos e colar na figura de uma mulher.
Material
necessário:
02
contornos de uma figura de mulher
Papéis
coloridos em tiras
02
Pincéis atômicos
02
tubos de cola
Pontuação:
Ganha 02 pontos, o grupo que colocar na figura mais qualidades da mulher
virtuosa, dentro de um tempo estipulado por vocês.
Por
Sulamita Macedo.
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