Juvenis - Currículo do Ano 2: A História da Igreja
Lição 01: Como surgiu a Igreja
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre “Como Surgiu a Igreja”.
-
Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Para tanto, vejam algumas sugestões:
Apresentem
um mapa Mundi e mostrem a cidade de Jerusalém.
Falem:
Foi neste lugar onde a igreja teve seu início.
Quando
isto aconteceu?
Este
evento aconteceu 50 dias após a ressurreição de Jesus e 10 dias após a sua
subida ao céu. Nesta época, estava havendo a festa de Pentecostes.
O
que marcou o início da Igreja?
A
descida do Espirito Santo prometido por Jesus, que enviaria o consolador,
conforme lemos em Lc 24.49.
Quem
eram as pessoas que formavam a Igreja?
Judeus
hebreus, helenistas e prosélitos(coloquem estes nomes no quadro) e falem sobre
cada um.
-
Para concluir o tema, utilizem a dinâmica “120
no Cenáculo”.
-
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Projeto
2014”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: 120 no Cenáculo
Objetivo:
Refletir
sobre o crescimento da Igreja.
Material:
Os
numerais 120 e 3000 digitados em tamanho grande
Quadro
ou cartolina
01
marcador para quadro branco ou pincel atômico
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Após trabalhar o conteúdo da lição, perguntem: Quantas pessoas estavam no
cenáculo esperando a descida do Espírito Santo?
Espera-se
que os alunos falem que eram 120 pessoas.
-
Falem:
Estas
120 pessoas formaram o primeiro grupo da Igreja(coloquem no quadro o numeral
120).
Neste mesmo dia, da descida do Espírito Santo,
outras 3000 pessoas também somaram a estes 120(coloquem no quadro o numeral
3000). E assim a Igreja foi aumentando.
-
Falem: No início da igreja eram 120, depois mais 3000 e eu(dizer o nome) também
faço parte dela, e ... (falar os nomes dos alunos da direita para a esquerda).
-
Agora, peçam para que os alunos façam a mesma coisa, um de cada vez:
No início da igreja eram 120, depois mais 3000
e eu também faço parte dela, e ...(falar os nomes dos colegas da direita para a
esquerda).
À
medida que os alunos forem falando, vocês escrevem os nomes deles na cartolina.
Colem a figura do globo.
-
Falem, apontado: 120 mais 3000 foram o que formavam a Igreja naquele dia, mas
hoje além de vocês, a igreja tem fiéis em todo o mundo.
-
Para finalizar, peçam para que os alunos falem: Eu também faço parte da Igreja.
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica: Projeto 2014
Objetivo: Planejar
metas e ações para 2014.
Material: ½
folha de papel ofício e 01 caneta para cada aluno.
Procedimento:
-
Falem: Estamos iniciando mais um ano e precisamos pensar e planejar ações,
metas e atos que pretendemos executar em 2014.
-
Distribuam a metade da folha de papel ofício e a caneta para os alunos.
-
Peçam que coloquem uma de suas mãos sobre o papel e a contornem.
-
Falem que a mão representa ação, trabalho, atitude para que as ações planejadas
sejam concretizadas.
-
Solicitem que escrevam na mão pelos menos 05 ações que pretendem realizar em
2014.
-
Falem também sobre a importância da elaboração dessas ações, pois torna visível
o que se deseja e direciona as atitudes para a concretização desses objetivos.
-
Leiam: Lc 14.28 e Ec 9.10.
-
Façam uma oração pelos atos projetados pelos alunos.
-
Solicitem que os alunos guardem este papel e quando as ações se realizarem,
coloquem a data e socializem com a turma.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário