RSS

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Juvenis - Currículo do Ano 2: A História da Igreja
Lição 01: Como surgiu a Igreja

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre “Como Surgiu a Igreja”.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa. Para tanto, vejam algumas sugestões:
Apresentem um mapa Mundi e mostrem a cidade de Jerusalém.
Falem: Foi neste lugar onde a igreja teve seu início.
Quando isto aconteceu?
Este evento aconteceu 50 dias após a ressurreição de Jesus e 10 dias após a sua subida ao céu. Nesta época, estava havendo a festa de Pentecostes.
O que marcou o início da Igreja?
A descida do Espirito Santo prometido por Jesus, que enviaria o consolador, conforme lemos em Lc 24.49.
Quem eram as pessoas que formavam a Igreja?
Judeus hebreus, helenistas e prosélitos(coloquem estes nomes no quadro) e falem sobre cada um.
- Para concluir o tema, utilizem a dinâmica “120 no Cenáculo”.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Projeto 2014”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: 120 no Cenáculo
Objetivo:
Refletir sobre o crescimento da Igreja.
Material:
Os numerais 120 e 3000 digitados em tamanho grande
Quadro ou cartolina
01 marcador para quadro branco ou pincel atômico
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Após trabalhar o conteúdo da lição, perguntem: Quantas pessoas estavam no cenáculo esperando a descida do Espírito Santo?
Espera-se que os alunos falem que eram 120 pessoas.
- Falem:
Estas 120 pessoas formaram o primeiro grupo da Igreja(coloquem no quadro o numeral 120).
 Neste mesmo dia, da descida do Espírito Santo, outras 3000 pessoas também somaram a estes 120(coloquem no quadro o numeral 3000). E assim a Igreja foi aumentando.

- Falem: No início da igreja eram 120, depois mais 3000 e eu(dizer o nome) também faço parte dela, e ... (falar os nomes dos alunos da direita para a esquerda).
- Agora, peçam para que os alunos façam a mesma coisa, um de cada vez:
 No início da igreja eram 120, depois mais 3000 e eu também faço parte dela, e ...(falar os nomes dos colegas da direita para a esquerda).
À medida que os alunos forem falando, vocês escrevem os nomes deles na cartolina. Colem a figura do globo.
- Falem, apontado: 120 mais 3000 foram o que formavam a Igreja naquele dia, mas hoje além de vocês, a igreja tem fiéis em todo o mundo.
- Para finalizar, peçam para que os alunos falem: Eu também faço parte da Igreja.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Projeto 2014
Objetivo: Planejar metas e ações para 2014.
Material: ½ folha de papel ofício e 01 caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Falem: Estamos iniciando mais um ano e precisamos pensar e planejar ações, metas e atos que pretendemos executar em 2014.
- Distribuam a metade da folha de papel ofício e a caneta para os alunos.
- Peçam que coloquem uma de suas mãos sobre o papel e a contornem.
- Falem que a mão representa ação, trabalho, atitude para que as ações planejadas sejam concretizadas.
- Solicitem que escrevam na mão pelos menos 05 ações que pretendem realizar em 2014.
- Falem também sobre a importância da elaboração dessas ações, pois torna visível o que se deseja e direciona as atitudes para a concretização desses objetivos.
- Leiam: Lc 14.28 e Ec 9.10.
- Façam uma oração pelos atos projetados pelos alunos.
- Solicitem que os alunos guardem este papel e quando as ações se realizarem, coloquem a data e socializem com a turma.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: