Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Conhecendo
melhor a si mesmo e os outros
Lição 01: Quem sou eu?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone
ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes,
parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como título “Quem sou eu?”
-
Coloquem em local próximo a entrada da sala um espelho grande ou de tamanho
médio, bem ornamentado nas bordas. Isto deve ser feito antes dos alunos chegarem.
-
Perguntem: Alguém se olhou no espelho? Alguém evitou se olhar? Por quê?
Reflitam
com os alunos sobre a importância da aceitação da auto-imagem.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a participação dos
alunos durante a aula.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Quem sou
eu?”, que oportunizará o trabalho e reflexão das características pessoais e
traços da personalidade dos alunos.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quem sou eu?
Objetivos:
Trabalhar
características pessoais e traços de personalidade dos alunos.
Promover
maior conhecimento e integração entre as pessoas de um grupo.
Material:
½
de uma folha de papel ofício e caneta.
Procedimento:
-
Entreguem para cada aluno a metade de uma folha de papel ofício.
-
Solicitem que escrevam suas características pessoais e atividades quem
desenvolvem, mas não se identifiquem, isto é, não escrevam o nome.
-
Recolham todos os registros.
-
Em seguida, comecem a ler o que cada aluno escreveu e falem: Quem sou eu?
-
Aguardem as respostas dos alunos. A intenção é que cada pessoa da classe seja
identificada através das características apontadas por ele próprio.
-Para
finalizar, façam os seguintes questionamentos:
Foi
difícil reconhecer um colegas através das características?
Eram
estas características conhecidas por todos?
Nós
conhecemos bem os nossos colegas e até nós mesmos?
-
Para concluir leiam Mt 12.33b e Sl
103.14 a 16.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário