Jovens e Adultos: Sabedoria de Deus para uma Vida
Vitoriosa – A Atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Lição 10: Cumprindo as Obrigações diante de Deus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, iniciem o estudo da lição.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Cumprindo
as Obrigações diante de Deus”
-
Agora,
trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e
contextualizada.
- O item I vai tratar sobre
as obrigações do cristão em dois aspectos. Neste item há uma referência a
prioridade que deve ser dada ao reino de Deus.
Sugiro a utilização da
dinâmica “Primeiro as Primeiras Coisas”,
para trabalhar este tema das prioridades associada ao tema da Liturgia do item
II. Então, fica a critério de vocês o momento de aplicar esta dinâmica, após o
item I ou depois do item II.
- O item II da lição vai
tratar sobre Liturgia e o comportamento do cristão como adorador neste momento
do culto.
Inicialmente é interessante
explicar o que é “liturgia”.
Depois, perguntem: Quais as
partes da liturgia do culto?
Aguardem as respostas.
Reflitam sobre a liturgia do
culto que vivenciamos hoje.
Em seguida questionem sobre
a liturgia ideal x a liturgia real. Acrescentem informações sobre os modismos
litúrgicos e, para tanto, realizem uma pesquisa sobre isto.
- No Item III e no Item IV,
o estudo será sobre a Transcendência e a Imanência de Deus, respectivamente.
Escrevam estes nomes no
quadro ou cartolina e procurem explicar o que significa estas palavras. Em
seguida, trabalhem o conteúdo proposto.
- Para concluir a aula,
utilizem o texto “Maravilhe-se e Adore”,
que proporcionará a reflexão de atitudes de adoração, maravilhando-se diante
dos atos poderosos de Deus.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Vejam no final da postagem uma sugestão de atividade para
o encerramento do trimestre!
Dinâmica:
Primeiro as Primeiras Coisas
Objetivos:
Ilustrar a importância das
prioridades na liturgia do culto.
Refletir sobre as
prioridades nas nossas vidas.
Material:
- 02 vasos transparentes de
tamanho pequeno ou médio.
- Aproximadamente ½ kg de
arroz cru
- 04 bombons tipo serenata
de amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).
Procedimento:
Observação Importante! Façam
esta dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz e
bombons que serão utilizados para as duas situações descritas abaixo.
- Perguntem:
Quais as partes principais
do culto? Para cada resposta certa, vocês colocam 01 bombom dentro de um dos
vasos, até completar a quantidade de quatro. Os bombons deverão caber dentro do
vaso e não deverão ultrapassar a borda do vaso.
- Falem: Este vaso
representa a totalidade do culto, colocamos até o momento, as partes principais
do culto.
- Apresentem o arroz e
perguntem: Esta quantidade de arroz cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso
que tem os bombons dentro).
Coloquem , com cuidado, o
arroz até a borda. Agora falem: esta parte de arroz representa as outras partes
do culto, além daquelas já apontadas como prioridades. Leiam: I Co 14.40.
- Agora, faça o processo
inverso. Peguem o outro vaso, coloquem o arroz e depois os bombons, com as
mesmas quantidades do procedimento anterior.
O que aconteceu?
Por que os bombons não cabem
totalmente no vaso?
Falem: O arroz colocado em primeiro lugar
representa alguma parte do culto com tempo exagerado (geralmente os cânticos), ficando
o que é prioritário com pouco espaço ou até mesmo sem espaço.
- Concluam falando sobre a
importância do que é prioritário na liturgia do culto.
- Reflitam, ainda, com os
alunos que isto também pode acontecer em nossas vidas. O que temos como
prioridade? Leiam Mt 6.33: “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça
e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
Ideia original desconhecida.
Dinâmica adaptada por
Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão: Maravilhe-se e Adore
Nunca
perca a capacidade de maravilhar-se diante de Deus, ou você perderá a motivação
para adorá-Lo. Se você não acreditar que Deus é todo-poderoso, onipresente e
acessível, viverá em um estado de ansiedade, acreditando que tudo depende de
você.
Isto
fará com que você se encolha e deixe de compartilhar a sua fé com medo de ser
ridicularizado e de não encontrar as palavras certas. Você deixará de ser
generoso porque a fonte da sua segurança estará em si mesmo.
Você
evitará confrontar aqueles que precisam ser confrontadas, porque quando não tem
certeza da aceitação de Deus, você se torna um escravo da opinião das pessoas.
Vivemos em uma era que encoraja o
cinismo e desencoraja a nossa capacidade de nos maravilharmos com qualquer
coisa. Reduzimos nosso poder de nos impressionarmos e maravilharmos, mas bem lá
no fundo ainda desejamos ardentemente sentir estas coisas. Quando você reduz o
seu conceito de Deus, para encaixá-Lo no seu próprio racionalismo, você ora sem
fé, trabalha sem paixão, serve sem alegria e sofre sem esperança. E o resultado
é o medo, fuga e perda de visão.
Mas há uma coisa que é garantida
para restaurar o seu entendimento do quando Deus é grande – a adoração. Deus
nos criou para que quando experimentamos algo que nos deixa maravilhados,
tenhamos necessidade de louvá-lo, envolvê-lo com palavras... Sem adoração, a nossa percepção Dele é muito
incompleta; nós nos esquecemos de que ele é grande, negligenciamos nosso
chamado e ficamos envolvidos com nós mesmos. Perdemos a capacidade nos
maravilharmos e de sermos gratos nos fatigando enquanto passamos pela vida em
alerta e acabamos confiando em nós mesmos, ficamos obstinados e orgulhosos.
Então,
que todos os dias possamos fazer uma pausa e dizer como o salmista: “Exaltem o
Senhor, o nosso Deus, prostrem-se diante do estrado dos seus pés...” Sl 99.5.
Fonte: A Palavra para
Hoje(06.01.2011)
Sugestão
para o Encerramento do 4º. Trimestre – 2013
Lição
de Jovens e Adultos
Sugiro
uma Gincana, mas caso não haja condições de realizá-la, vocês podem fazer
adaptações e executar algumas atividades desta gincana
A
gincana pode ser realizada:
- Entre todas as classes da lição de jovens e
adultos
- Com um segmento, por
exemplo jovens, dividido em 02 grupos
- Com uma classe, dividindo
a turma em 02 grupos
- Com uma comissão julgadora
ou observadora que contabilizará os pontos e supervisionará a execução das
tarefas.
Tarefas
1
– Apresentar figuras
Apresentar figuras que
representem cada lição, explicando a relação entre elas e os temas das lições.
Esta tarefa deve ser
divulgada com antecedência(no domingo anterior a gincana)
Pontuação:
Cada figura tem valor de 01 ponto, a explicação correta mais um ponto.
Cada grupo terá a pontuação
de acordo com a quantidade de figuras e a explicação correta.
2
– Encenar
Cada grupo deverá fazer
encenação de forma rápida das seguintes passagens de Provérbios:
Provérbios 22.13
Provérbios 6. 1 a 5
Esta tarefa deve ser
divulgada com antecedência(no domingo anterior a gincana)
Pontuação: A
melhor encenação tem valor de 05 pontos, a outra terá 03 pontos.
3
– Explicar
Cada grupo deverá explicar Ec 11.1.
Pontuação: A
melhor explicação valerá 02 pontos
4
– Citar corretamente:
01 versículo de Provérbios
01 versículo de Eclesiastes
Pontuação:
Pela citação correta dos dois versículos, o grupo ganhará 03 pontos. Se apenas
citar 01 versículo, o grupo ganhará 01 ponto.
5
– Responder
As perguntas serão
sorteadas, duas para cada grupo. As perguntas deverão estar num saco e um
elemento de cada grupo retirar a pergunta uma de cada vez, alternando com o
outro grupo. O mediador deverá ler a pergunta.
Quem escreveu Provérbios e
Eclesiastes?
O que significa as palavras
que estão na frente dos 22 versículos de Pv 31?
O que diferencia o livro de
Provérbios do livro de Eclesiastes?
Quantos provérbios escreveu
Salomão?
Pontuação: Para
cada resposta correta, o grupo ganha 02 pontos.
6
– Perguntas de um grupo para outro grupo
O grupo 01 faz uma pergunta para
o grupo 02.
O grupo 02 faz uma pergunta
para o grupo 01.
Pontuação:
Esta
tarefa valerá 04 pontos: 02 pontos pela pergunta elaborada de forma correta e
02 pontos pela resposta correta dada para a pergunta da outra equipe.
7
– Quem procura acha
Cada grupo deverá procurar
nas bolsas, carteiras ou peças do vestuário, objetos que lembrem algum
ensinamento de Provérbios e Eclesiastes.
Pontuação:
Cada objeto tem o valor de 01 ponto. Ganhará a equipe que apresentar o maior
número de objetos, isto é, a quantidade de pontos está relacionada ao número de
objetos.
8
– Desenhar e explicar
Desenhar uma situação
descrita em Provérbios
Desenhar uma situação
descrita em Eclesiastes
Material necessário:
01 folha de cartolina, 01 lápis grafite e
lápis colorido para cada grupo.
Pontuação:
Ganha 03 pontos o grupo que melhor desenhar e explicar o desenho a respeito da
situação descrita nos dois livros.
9
– Formar versículo
Cada grupo deverá receber um
conjunto de palavras misturadas que formam uma frase de cada livro: Provérbios
e Eclesiastes. Depois eles devem montar os dois versículos.
Pontuação:
Ganhará 02 pontos, o grupo que montar mais rápido e de forma correta os dois
versículos. Ganhará 01 ponto aquele grupo que montar apenas um versículo.
10
– Qualidades da Mulher virtuosa
Cada grupo deverá escrever
as qualidades da mulher virtuosa, sem consultar a Bíblia, nos papéis coloridos
e colar na figura de uma mulher.
Material necessário:
02 contornos de uma figura
de mulher
Papéis coloridos em tiras
02 Pincéis atômicos
02 tubos de cola
Pontuação:
Ganha 02 pontos, o grupo que colocar na figura mais qualidades da mulher
virtuosa, dentro de um tempo estipulado por vocês.
Por Sulamita Macedo.
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