Juvenis - Currículo do Ano 1: O Cuidado com as
influências dos meios de comunicação
Lição 10: As Mensagens Subliminares
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre Mensagens Subliminares.
-
Primeiro procurem saber quem sabe o que são Mensagens Subliminares.
Deixem
que os alunos exponham suas ideias e depois acrescentem outras se necessário.
-
Em seguida, Utilizem o Método do Debate para promover um momento de troca de
ideias e informações sobre o tema da aula, lançando a seguinte pergunta:
Você
acredita em mensagens subliminares? Justifique sua resposta.
Aguardem
e observem o que os alunos falam. Com certeza vai haver respostas positivas e
negativas, como também outras que revelam indecisão.
Após
o debate, falem que na verdade as mensagens subliminares acontecem, mas há exageros
por parte de algumas pessoas na análise de determinados episódios(esta é minha
opinião).
Para
saber como utilizar adequadamente o Método do Debate, leiam o texto pedagógico
postado abaixo.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na
lição, sempre de forma participativa.
Para
tanto, apresentem situações de mensagens subliminares, na programação da TV,
nas propagandas, nas músicas, nos jogos, nos filmes etc., apresentando figuras
ou em outros meios de comunicação.
O
senso crítico equilibrado deve estar presente na análise dessas situações.
-
Em seguida, trabalhem como o cristão pode se precaver contra as más influências
das mensagens subliminares.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Abra
o Olho!”
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Abra o Olho!
Objetivo:
Finalizar estudo sobre mensagens subliminares.
Material:
01
figura que represente uma visão embaçada
01
figura de um olho aberto
01
óculos
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Apresentem uma figura que represente uma visão embaçada.
-
Perguntem:
O
que impede que alguém enxergue bem ou deixe de ver?
Aguardem
as respostas. Anote-as no quadro ou cartolina. Depois, acrescentem outras
indicações, como estas abaixo:
Falta
de óculos
Óculos
com grau inadequado
Problemas
como Catarata e Glaucoma
Falta
de cuidado com a visão
Argueiro
ou cisco no olho
Acidente
ou problemas de saúde
Miopia,
Hipermetropia, Astigmatismo, Presbiopia e Estrabismo
-
Perguntem: Alguém aqui tem algum destes problemas apresentados?
Sempre
tem um aluno que usa óculos e ele deve falar sobre a necessidade de uso de
óculos, colírio e retorno periódico ao oftalmologista.
Eles
podem ainda relatar sobre alguém que conheçam que perdeu a visão ou se submeteu
a uma cirurgia e os resultados.
Fechem
esta discussão mostrando a importância da boa visão e os cuidados com ela.
-
Em seguida, falem: Na aula de hoje estudamos sobre Mensagens Subliminares. Como
este assunto pode estar relacionado com a boa ou má condição de enxergar?
Aguardem
as respostas.
-
Agora apresentem a figura de um olho aberto.
Depois,
acrescentem: Para compreender, detectar e saber como discernir as mensagens
subliminares é importante ter uma visão espiritual e atitudes que não nos
deixem ser influenciados por ela.
Precisamos usar colírios e óculos(apresentem
estes objetos) e outras intervenções que nos ajudem a identificá-las.
Perguntem:
O que pode representar uso do colírio e dos óculos?
Eles
vão proporcionar uma visão mais nítida e clara da mensagem subliminar.
Que
tal a partir de hoje, fazermos uso destes procedimentos?
Lembrem-se
de que as mensagens sublimares muitas vezes não são perceptíveis, mas tenhamos
cuidado com suas influências no nosso comportamento e nosso modo de viver como
cristão, que é luz do mundo e sal da terra.
Por
Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Em discussão: O Método do Debate nas aulas da EBD
O Método do Debate ou Discussão em
grupo, no aspecto pedagógico, consiste em lançar uma pergunta ou uma proposição
polêmica ou instigadora para que os alunos se posicionem contra ou a favor.
A utilização do debate requer a
formulação de um questionamento bem elaborado pelo professor, que provoque nos
alunos a participação, fazendo com que eles exponham suas ideias, seus
posicionamentos.
Pode ser usado na introdução de uma
aula, para dar início ao estudo de um tema, com o objetivo de analisar vários
pontos de vista sobre a situação proposta, partindo das ideias diferentes do
grupo, obtendo assim uma aprendizagem cruzada entre os participantes.
No momento das falas dos alunos, é
interessante uma observação atenta, por parte do professor, ao que está sendo
debatido, como também manter controle sobre a discussão, pois podem ocorrer
alguns excessos verbais e de atitudes, devido a ânimos mais acirrados por parte
de alguns alunos, que perdem o equilíbrio e o bom senso no momento de se
colocar diante de uma fala contrária a sua.
Então, é recomendável fazer um
alerta para os alunos, antes do início do debate, para que haja respeito ao
outro que tem um posicionamento oposto ao seu, lembrando-lhes que o debate não
é uma briga, nem um ringue de competição de conhecimento nem de pontos de vista
contrários, mas, sobretudo, um momento de estudo sobre um tema, partindo
inicialmente das ideias dos alunos. Lembre-lhes da mansidão e temor apontados
no versículo de I Pe 3.15: “... estai preparados para responder com mansidão e
temor...”.
É comum num debate que alguns
alunos se sobressaiam mais que outros, por ter conhecimento sobre o tema, por
ter mais facilidade para expor suas ideias. Então, é importante que o professor
estimule os demais alunos a se posicionarem, não deixando que fiquem apenas
assistindo, para que não haja um debate entre 02 ou 03 alunos, monopolizando a
discussão.
Existe outra forma de debate
conhecida como Discussão em Painel, que consiste em 02 pessoas diante de um
grupo se posicionarem, um contra e outro a favor, sobre um tema, enquanto os
demais apenas assistem. Depois do debate, poderá ou não haver a discussão com o
grupo maior, com intervenção de um líder ou professor. Os debatedores neste
caso devem ser comunicados a tempo de se prepararem com antecedência, como
também o mediador da discussão deve estar qualificado e ser conhecedor dos
pontos de vista diferentes sobre o tema.
Numa aula de EBD, após o debate, o
professor deve expor o que a Palavra de Deus apresenta sobre o problema em
discussão. Dessa forma, diante dos argumentos bíblicos, é possível trabalhar de
forma equilibrada qual a posição mais acertada diante do tema discutido pelos
alunos.
Alguns cuidados devem ser
observados: nem toda lição pode ser utilizado o debate, pois é requerido um
assunto no qual haja polêmica. Quando houver um tema que provoque a discussão,
elabore uma proposição ou uma pergunta que facilite o entendimento e estimule o
debate. Não confunda o método do Debate com o de Perguntas e Respostas.
O Método do Debate pode ser
agregado à aula expositiva, possibilitando a participação do aluno de forma
efetiva. Então, que tal utilizá-lo? Para isto, observe as orientações expostas.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário