Juvenis - Currículo do Ano 1: O Cuidado com as
influências dos meios de comunicação
Lição 11: As Facilidades e os Riscos da Internet
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre “As Facilidades e os Riscos da
Internet”.
-
Iniciem o estudo do tema, através da dinâmica “Apenas um Clique”.
-
Depois, trabalhem os pontos levantados na lição que não foram abordados na
dinâmica, sempre de forma participativa.
-
Aproveitem a oportunidade para combinar com eles, sobre a criação de um blog para
a turma, a escolha do nome e do template, quem será o responsável para manter o
blog atualizado (acho que deveria ser o professor).
-
Aproveitem o ensejo desta lição e comecem a usar o Twitter, colocando mensagens
para seus alunos sobre a lição ou outras de sua preferência.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Apenas Um Clique!
Objetivo:
Refletir sobre o uso da Internet.
Material:
½
de uma cartolina de cor verde e vermelha
02
pincéis atômicos
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo. O professor também deve fazer parte do círculo.
-
Perguntem: De que modo vocês acessam a internet?
As
respostas devem girar em torno do acesso em casa, na escola, na rua, na
lan-house, através de celular, computador, tablet etc.
-
Aproveitem este momento e falem sobre a facilidade de acesso com tantas
possibilidades, até para quem não tem computador em casa, que pode acessar numa
lan-house com preço muito pequeno.
-
Agora, apresentem para os alunos ½ de
cartolina, uma de cor verde e outra vermelha, contendo duas perguntas:
Na
verde: Quais os pontos positivos da Internet?
Na
vermelha: Quais os pontos negativos da Internet?
Entreguem
a folha verde(dos pontos positivos) para um aluno que está a sua direita e
falem:
Cada
um vai responder e passar a folha para o colega do lado direito.
Entreguem
a folha vermelha(dos pontos negativos) para um aluno que está a sua esquerda e
falem:
Cada
um vai responder e passar a folha para o colega do lado esquerdo.
Fiquem
observando a atividade e orientem os alunos para que tenham pressa e cuidado ao
responder.
-
Após a conclusão desta parte, leiam para os alunos os pontos positivos e
negativos da Internet, reflitam com eles sobre as respostas e acrescentem
outras informações se necessário.
Reflitam
sobre as cores utilizadas – verde e vermelha em relação aos pontos negativos e
positivos. A cor verde significa algo positivo, bom e que pode ter livre
acesso, mas a cor vermelha nos remete a cuidado, proibição.
-
Reflitam ainda sobre o conteúdo do que eles acessam, partindo do princípio dos
benefícios e malefícios para a formação do caráter do adolescente.
Deixem
claro a importância da Internet e a necessidade de sua utilização, mas
enfatizem que deve haver cuidado por parte de quem utiliza.
Não
se esqueçam de alertar da importância de estar ligado com o mundo de forma
consciente, não se deixando levar por influências com valores não cristãos.
-
Lembrem-se de que o que separa você dos conteúdos bons ou ruins da internet é
apenas um clique, que depende de sua vontade e autocontrole.
-
Para concluir, leiam:
“Bem-aventurado
o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos
pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na
lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. Salmos 1:1-2
“Não vos enganeis: as más conversações
corrompem dos bons costumes”. I Co 15.33
“Tende cuidado, para que ninguém vos faça
presa sua...” Cl 2.8ª
“Não
porei coisa má diante dos meus olhos”. Salmos 101:3ª
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário