Jovens e Adultos: Sabedoria de Deus para uma Vida
Vitoriosa – A Atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Lição 11: A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, iniciem o estudo da lição.
- Falem: A lição de hoje tem como título “A
Ilusória Prosperidade dos Ímpios”.
- Iniciem o estudo do tema,
utilizando a dinâmica “A Chave da Prosperidade”.
-
Agora,
trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e
contextualizada.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Vejam no final da postagem uma sugestão de
atividade para o encerramento do trimestre!
Dinâmica:
A Chave da Prosperidade
Objetivo:
Refletir sobre a prosperidade terrena e enfatizar a importância da prosperidade
com Deus.
Material:
Palavras
digitadas: Paradoxo, Justo e Ímpio, Inquietude e Crise na Fé
Quadro
Marcador
para quadro branco
Rolo
de fita adesiva
Figuras
dos sinais matemáticos de diferença e igualdade
Envelopes amarelos
03 envelopes azuis
01 chave confeccionada em
cartolina ou EVA em tamanho grande
01caixa dourada ou 01 baú
pequeno
Procedimento:
- Entreguem para os alunos os envelopes azuis e amarelos e peçam para que abram somente quando vocês pedirem.
- Após a apresentação do título da lição, façam uma leitura do Salmo 73, dos
versículos 1 a 16, de forma compartilhada.
Para
tanto, peçam para os alunos abrirem a Bíblia, para que a leitura seja
realizada.
Para
cada versículo ou bloco de versículos, façam uma breve reflexão sobre a
inquietude de Asafe diante da prosperidade os ímpios, a crise na fé que foi
gerada pela constatação entre o paradoxo entre a vida do justo e do ímpio sob o
ponto de vista terreno.
À
medida que vocês falarem coloquem no quadro as seguintes palavras: Paradoxo, Justo
e Ímpio, Inquietude e Crise na Fé.
-
Perguntem: Quais as diferenças, entre o justo e o ímpio, apresentadas por
Asafe, nos versículos lidos?
Coloquem
no quadro o sinal de diferença usado em Matemática e peçam para os alunos que
estão com os envelopes amarelos abram e leiam as diferenças(elas abrangem o aspecto
material).
-
Escrevam no quadro ou cartolina a expressão: Ilusória Prosperidade dos Ímpios.
-
Peçam para que os alunos que estão com os envelopes azuis abram e leiam as
perguntas:
Quem
são os ímpios?
Em
que consiste a prosperidade dos ímpios?
Por
que a prosperidade dos ímpios é ilusória?
Reflitam
sobre as respostas e acrescentem outras informações se necessário.
-
Falem: Vejamos agora mais uma diferença entre o justo e o ímpio ainda no salmo
73.17 ao 20.
Coloquem
outro sinal de diferente(matemática) e escrevem:
A
diferença está na vida espiritual e como será o fim do justo e do ímpio.
Falem:
Asafe mudou o foco de sua atenção que antes estava centrada na prosperidade da
vida do ímpio e depois passou para outro aspecto, o espiritual, quando ele
entrou no santuário de Deus, passando a perceber a real diferença entre o ímpio
e o justo.
-
Salomão, em Ec 9.2, afirma que o que sucede ao justo também acontece ao ímpio,
referindo-se a morte.
Coloquem
no quadro sinal de igualdade e escrevam: o que é comum é a morte física.
Escrevam
abaixo do sinal de diferente: A diferença principal é o destino na eternidade.
Ml 3.19 e 4. 1 a 3.
E
é aí que reside a verdadeira Prosperidade!
-
Apresentem uma chave confeccionada de cartolina em tamanho grande e peçam para
um aluno segurá-la na frente da sala.
Falem:
Qual a chave da verdadeira prosperidade?
A
verdadeira prosperidade não consiste em bens terrenos, mas em tesouros eternos,
espirituais, e numa vida abundante que consiste no equilíbrio entre
o aspecto material e o espiritual, crendo na providência divina.
Enfatizem que é necessário o cuidado quanto
importância elevada dada a um em detrimento do outro. Mas, que deve haver
equilíbrio, pois Deus não condena a riqueza, mas o amor ao dinheiro (I Tm
6.10).
- Em seguida, apresentem uma
caixa dourada ou um baú pequeno com o nome “Caixa do Tesouro”. Peçam para um
aluno abrir. Ele vai encontrar um papel com os versículos abaixo, que deverá
ler:
“Não ajunteis tesouros na
terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e
roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem,
e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí
estará também o vosso coração”. Mateus 6:19-21
- Para finalizar, perguntem:
Onde está seu coração, nos tesouros da terra e/ou nos tesouros do céu?
Por Sulamita Macedo.
Sugestão para o Encerramento do 4º. Trimestre –
2013
Lição de Jovens e Adultos
Sugiro
uma Gincana, mas caso não haja condições de realizá-la, vocês podem fazer adaptações
e executar algumas atividades desta gincana
A
gincana pode ser realizada:
- Entre todas as classes da lição de jovens e
adultos
-
Com um segmento, por exemplo jovens, dividido em 02 grupos
-
Com uma classe, dividindo a turma em 02 grupos
-
Com uma comissão julgadora ou observadora que contabilizará os pontos e supervisionará
a execução das tarefas.
Tarefas
Apresentar
figuras que representem cada lição, explicando a relação entre elas e os temas
das lições.
Esta
tarefa deve ser divulgada com antecedência(no domingo anterior a gincana)
Pontuação:
Cada figura tem valor de 01 ponto, a explicação correta mais um ponto.
Cada
grupo terá a pontuação de acordo com a quantidade de figuras e a explicação
correta.
2 – Encenar
Cada
grupo deverá fazer encenação de forma rápida das seguintes passagens de
Provérbios:
Provérbios
22.13
Provérbios
6. 1 a 5
Esta
tarefa deve ser divulgada com antecedência(no domingo anterior a gincana)
Pontuação:
A melhor encenação tem valor de 05 pontos, a outra terá 03 pontos.
3 – Explicar
Cada
grupo deverá explicar Ec 11.1.
Pontuação:
A melhor explicação valerá 02 pontos
4 – Citar corretamente:
01
versículo de Provérbios
01
versículo de Eclesiastes
Pontuação:
Pela citação correta dos dois versículos, o grupo ganhará 03 pontos. Se apenas
citar 01 versículo, o grupo ganhará 01 ponto.
5 – Responder
As
perguntas serão sorteadas, duas para cada grupo. As perguntas deverão estar num
saco e um elemento de cada grupo retirar a pergunta uma de cada vez, alternando
com o outro grupo. O mediador deverá ler a pergunta.
Quem
escreveu Provérbios e Eclesiastes?
O
que significa as palavras que estão na frente dos 22 versículos de Pv 31?
O
que diferencia o livro de Provérbios do livro de Eclesiastes?
Quantos
provérbios escreveu Salomão?
Pontuação:
Para cada resposta correta, o grupo ganha 02 pontos.
6 – Perguntas de um grupo para outro grupo
O
grupo 01 faz uma pergunta para o grupo 02.
O
grupo 02 faz uma pergunta para o grupo 01.
Pontuação:
Esta tarefa valerá 04 pontos: 02 pontos pela pergunta elaborada de forma
correta e 02 pontos pela resposta correta dada para a pergunta da outra equipe.
7 – Quem procura acha
Cada
grupo deverá procurar nas bolsas, carteiras ou peças do vestuário, objetos que
lembrem algum ensinamento de Provérbios e Eclesiastes.
Pontuação:
Cada objeto tem o valor de 01 ponto. Ganhará a equipe que apresentar o maior
número de objetos, isto é, a quantidade de pontos está relacionada ao número de
objetos.
8 – Desenhar e explicar
Desenhar
uma situação descrita em Provérbios
Desenhar
uma situação descrita em Eclesiastes
Material
necessário:
01 folha de cartolina, 01 lápis grafite e
lápis colorido para cada grupo.
Pontuação:
Ganha 03 pontos o grupo que melhor desenhar e explicar o desenho a respeito da
situação descrita nos dois livros.
9 – Formar versículo
Cada
grupo deverá receber um conjunto de palavras misturadas que formam uma frase de
cada livro: Provérbios e Eclesiastes. Depois eles devem montar os dois
versículos.
Pontuação:
Ganhará 02 pontos, o grupo que montar mais rápido e de forma correta os dois
versículos. Ganhará 01 ponto aquele grupo que montar apenas um versículo.
10 – Qualidades da Mulher virtuosa
Cada
grupo deverá escrever as qualidades da mulher virtuosa, sem consultar a Bíblia,
nos papéis coloridos e colar na figura de uma mulher.
Material
necessário:
02
contornos de uma figura de mulher
Papéis
coloridos em tiras
02
Pincéis atômicos
02
tubos de cola
Pontuação:
Ganha 02 pontos, o grupo que colocar na figura mais qualidades da mulher virtuosa,
dentro de um tempo estipulado por vocês.
Por
Sulamita Macedo.
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