RSS

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Dinâmica: Passado, Presente e Futuro

Objetivo:
Refletir sobre a brevidade da vida e a importância de atitudes sábias.
Material:
01 relógio grande ou uma ampulheta ou um cronometro
Papel contendo tabela conforme modelo no procedimento
01 caneta para cada aluno
Procedimento:
- Após trabalhar o conteúdo da lição, mostrando a brevidade da vida e os contrastes entre o aspecto temporal e eterno, corporal e espiritual, juventude e velhice, realizem a seguinte atividade.
- Apresentem um relógio ou uma ampulheta ou um cronômetro e coloquem para que funcionem, com o objetivo de mostrar a rapidez do tempo. Observem a hora e falem para os alunos, para que confirmem.
- Entreguem para os alunos uma folha ou um pedaço de cartolina, tendo o modelo a seguir.
Tempo Passado



Tempo Presente
Tempo Futuro

- Orientem os alunos:
Escrevam no tempo presente - sua idade e um dos nomes: Juventude, Meia Idade ou Velhice.
Dessa forma vocês se posicionam diante do tempo, Escrevam no tempo presente aquilo que estão fazendo como cristãos para serem tementes a Deus.
Escrevam no tempo passado pelo menos 02 acontecimentos que mais marcaram sua vida no aspecto material e espiritual.
Olhando para o tempo presente, pensem e escrevem o que no tempo futuro vocês esperam para si no aspecto material e espiritual.
- Para concluir, falem: Quando começamos eram tantas horas, o tempo presente daquele momento agora já é passado, pois já são tantas horas. Lembrem-lhes que o tempo passa com brevidade. O tempo presente é pequeno, de curta duração, porque é o que acontece agora, e ele fica espremido entre o passado e o futuro. Façamos, portanto, no tempo presente a prática do que orientado pela Palavra de Deus para que no futuro diante do justo juiz, não nos envergonhemos de nossos atos, nos distanciando de Deus.
Observação: As tabelas não devem ser recolhidas, os alunos deverão levar para casa e refletir sobre a brevidade do tempo e suas atitudes.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: