Dinâmica:
Passado, Presente e Futuro
Objetivo:
Refletir sobre a brevidade
da vida e a importância de atitudes sábias.
Material:
Papel contendo tabela
conforme modelo no procedimento
01 caneta para cada aluno
Procedimento:
- Após trabalhar o conteúdo
da lição, mostrando a brevidade da vida e os contrastes entre o aspecto
temporal e eterno, corporal e espiritual, juventude e velhice, realizem a
seguinte atividade.
- Apresentem um relógio ou
uma ampulheta ou um cronômetro e coloquem para que funcionem, com o objetivo de
mostrar a rapidez do tempo. Observem a hora e falem para os alunos, para que
confirmem.
- Entreguem para os alunos
uma folha ou um pedaço de cartolina, tendo o modelo a seguir.
Tempo Passado
|
Tempo Presente
|
Tempo Futuro
|
- Orientem os alunos:
Escrevam no tempo presente -
sua idade e um dos nomes: Juventude, Meia Idade ou Velhice.
Dessa forma vocês se
posicionam diante do tempo, Escrevam no tempo presente aquilo que estão fazendo
como cristãos para serem tementes a Deus.
Escrevam no tempo passado
pelo menos 02 acontecimentos que mais marcaram sua vida no aspecto material e
espiritual.
Olhando para o tempo
presente, pensem e escrevem o que no tempo futuro vocês esperam para si no
aspecto material e espiritual.
- Para concluir, falem:
Quando começamos eram tantas horas, o tempo presente daquele momento agora já é
passado, pois já são tantas horas. Lembrem-lhes que o tempo passa com
brevidade. O tempo presente é pequeno, de curta duração, porque é o que
acontece agora, e ele fica espremido entre o passado e o futuro. Façamos,
portanto, no tempo presente a prática do que orientado pela Palavra de Deus
para que no futuro diante do justo juiz, não nos envergonhemos de nossos atos,
nos distanciando de Deus.
Observação: As tabelas não
devem ser recolhidas, os alunos deverão levar para casa e refletir sobre a
brevidade do tempo e suas atitudes.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário