Jovens e Adultos: Sabedoria de Deus para uma Vida
Vitoriosa – A Atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Lição 13: Tema a Deus em todo Tempo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, iniciem o estudo da lição.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Tema a Deus em todo Tempo”.
-
Agora,
trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e
contextualizada.
Procurem
ser objetivos, pois ainda vocês vão realizar uma atividade para conclusão do
trimestre.
- Depois, utilizem a
dinâmica “Passado, Presente e Futuro”.
-
Em seguida, realizem a atividade postada abaixo para a finalização do
trimestre.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Objetivo:
Refletir sobre a brevidade
da vida e a importância de atitudes sábias.
Material:
01 relógio grande ou uma ampulheta
ou um cronômetro
Papel contendo tabela
conforme modelo no procedimento
01 caneta para cada aluno
Procedimento:
- Após trabalhar o conteúdo
da lição, mostrando a brevidade da vida e os contrastes entre o aspecto
temporal e eterno, corporal e espiritual, juventude e velhice, realizem a
seguinte atividade.
- Apresentem um relógio ou
uma ampulheta ou um cronômetro e coloquem para que funcionem, com o objetivo de
mostrar a rapidez do tempo. Observem a hora e falem para os alunos, para que
confirmem.
- Entreguem para os alunos
uma folha ou um pedaço de cartolina, tendo o modelo a seguir.
Tempo Passado
|
Tempo Presente
|
Tempo Futuro
|
- Orientem os alunos:
Escrevam no tempo presente -
sua idade e um dos nomes: Juventude, Meia Idade ou Velhice.
Dessa forma vocês se
posicionam diante do tempo, Escrevam no tempo presente aquilo que estão fazendo
como cristãos para serem tementes a Deus.
Escrevam no tempo passado
pelo menos 02 acontecimentos que mais marcaram sua vida no aspecto material e
espiritual.
Olhando para o tempo
presente, pensem e escrevem o que no tempo futuro vocês esperam para si no
aspecto material e espiritual.
- Para concluir, falem:
Quando começamos eram tantas horas, o tempo presente daquele momento agora já é
passado, pois já são tantas horas. Lembrem-lhes que o tempo passa com
brevidade. O tempo presente é pequeno, de curta duração, porque é o que
acontece agora, e ele fica espremido entre o passado e o futuro. Façamos,
portanto, no tempo presente a prática do que orientado pela Palavra de Deus
para que no futuro diante do justo juiz, não nos envergonhemos de nossos atos,
nos distanciando de Deus.
Observação: As tabelas não
devem ser recolhidas, os alunos deverão levar para casa e refletir sobre a
brevidade do tempo e suas atitudes.
Por Sulamita Macedo.
Sugestão para o Encerramento do 4º. Trimestre –
2013
Lição de Jovens e Adultos
Sugiro
uma Gincana, mas caso não haja condições de realizá-la, vocês podem fazer
adaptações e executar algumas atividades desta gincana
A
gincana pode ser realizada:
- Entre todas as classes da lição de jovens e
adultos
-
Com um segmento, por exemplo jovens, dividido em 02 grupos
-
Com uma classe, dividindo a turma em 02 grupos
-
Com uma comissão julgadora ou observadora que contabilizará os pontos e supervisionará
a execução das tarefas.
Tarefas
1 – Apresentar figuras
Apresentar
figuras que representem cada lição, explicando a relação entre elas e os temas
das lições.
Esta
tarefa deve ser divulgada com antecedência(no domingo anterior a gincana)
Pontuação:
Cada figura tem valor de 01 ponto, a explicação correta mais um ponto.
Cada
grupo terá a pontuação de acordo com a quantidade de figuras e a explicação
correta.
2 – Encenar
Cada
grupo deverá fazer encenação de forma rápida das seguintes passagens de
Provérbios:
Provérbios
22.13
Provérbios
6. 1 a 5
Esta
tarefa deve ser divulgada com antecedência(no domingo anterior a gincana)
Pontuação:
A melhor encenação tem valor de 05 pontos, a outra terá 03 pontos.
3 – Explicar
Cada
grupo deverá explicar Ec 11.1.
Pontuação:
A melhor explicação valerá 02 pontos
4 – Citar corretamente:
01
versículo de Provérbios
01
versículo de Eclesiastes
Pontuação:
Pela citação correta dos dois versículos, o grupo ganhará 03 pontos. Se apenas
citar 01 versículo, o grupo ganhará 01 ponto.
5 – Responder
As
perguntas serão sorteadas, duas para cada grupo. As perguntas deverão estar num
saco e um elemento de cada grupo retirar a pergunta uma de cada vez, alternando
com o outro grupo. O mediador deverá ler a pergunta.
Quem
escreveu Provérbios e Eclesiastes?
O
que significa as palavras que estão na frente dos 22 versículos de Pv 31?
O
que diferencia o livro de Provérbios do livro de Eclesiastes?
Quantos
provérbios escreveu Salomão?
Pontuação:
Para cada resposta correta, o grupo ganha 02 pontos.
6 – Perguntas de um grupo para outro grupo
O
grupo 01 faz uma pergunta para o grupo 02.
O
grupo 02 faz uma pergunta para o grupo 01.
Pontuação:
Esta tarefa valerá 04 pontos: 02 pontos pela pergunta elaborada de forma
correta e 02 pontos pela resposta correta dada para a pergunta da outra equipe.
7 – Quem procura acha
Cada
grupo deverá procurar nas bolsas, carteiras ou peças do vestuário, objetos que
lembrem algum ensinamento de Provérbios e Eclesiastes.
Pontuação:
Cada objeto tem o valor de 01 ponto. Ganhará a equipe que apresentar o maior
número de objetos, isto é, a quantidade de pontos está relacionada ao número de
objetos.
8 – Desenhar e explicar
Desenhar
uma situação descrita em Provérbios
Desenhar
uma situação descrita em Eclesiastes
Material
necessário:
01 folha de cartolina, 01 lápis grafite e
lápis colorido para cada grupo.
Pontuação:
Ganha 03 pontos o grupo que melhor desenhar e explicar o desenho a respeito da
situação descrita nos dois livros.
9 – Formar versículo
Cada
grupo deverá receber um conjunto de palavras misturadas que formam uma frase de
cada livro: Provérbios e Eclesiastes. Depois eles devem montar os dois
versículos.
Pontuação:
Ganhará 02 pontos, o grupo que montar mais rápido e de forma correta os dois
versículos. Ganhará 01 ponto aquele grupo que montar apenas um versículo.
10 – Qualidades da Mulher virtuosa
Cada
grupo deverá escrever as qualidades da mulher virtuosa, sem consultar a Bíblia,
nos papéis coloridos e colar na figura de uma mulher.
Material
necessário:
02
contornos de uma figura de mulher
Papéis
coloridos em tiras
02
Pincéis atômicos
02
tubos de cola
Pontuação:
Ganha 02 pontos, o grupo que colocar na figura mais qualidades da mulher
virtuosa, dentro de um tempo estipulado por vocês.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário