Adolescentes –
Currículo do Ano 2: História da Igreja para adolescentes
Lição 11: John Wesley: o poder da pregação
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: John Wesley: o poder da pregação.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para exemplificar sobre o tema da filiação
divina, utilizem a dinâmica “Sou filho
de Deus”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sou filho de Deus
Objetivo:
Refletir
sobre a forma de se tornar filho de Deus.
Material:
01
giz
Procedimento:
-
Desenhem com giz 02 círculos separados, com uma comunicação entre eles como se
fosse uma ponte.
Cada
círculo deve caber todos dos alunos.
-
Coloquem dentro de um dos círculos todos os alunos. No outro círculo, escrevam
a palavra “DEUS”.
-
Falem, apontado para os alunos: O pecado separa a humanidade de Deus. Vejam que
vocês estão separados de Deus.
-
Depois, apresentem o que Deus fez para restabelecer o relacionamento com a
humanidade, após o pecado.
Leiam:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para
que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3:16).
-
Lemos que Deus com seu grande amor providenciou uma solução para que não
houvesse mais esta separação.
Em
seguida, escrevam na ligação entre os dois círculos a palavra “JESUS”.
-
Falem: E agora, vocês continuam separados de Deus! Mas, comecem a citar os
nomes dos alunos, falando: Deus amou tanto “Fulano de tal” que...(citando o
versículo de João 3. 16)
Nesse
momento, o aluno deve passar pela “ponte” que é Jesus e entrar no outro
círculo, à medida que o nome dele for citado dentro do versículo.
-
Quando todos os alunos estiverem dentro do círculo “Deus”, falem que esta é uma
demonstração do grande amor de Deus para com eles e a humanidade.
-
Leiam: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós,
sendo nós ainda pecadores”(Romanos 5:8).
-
Para concluir, falem que quando aceitamos Jesus como Salvador, tornamo-nos
filhos de Deus, conforme lemos em Jo 1.12: “Mas, a todos quantos o receberam,
deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome”.
Por
Sulamita Macedo.
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