Adultos: O Desafio da Evangelização – Obedecendo ao
ide do Senhor Jesus de levar as boas-novas a toda criatura
Lição 12: A evangelização real na era digital
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa
e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A
evangelização real na era digital.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Evangelizando
na Mídia Virtual”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando".
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram
no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e
"Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom
proveito!
Sugestão para a conclusão do 3º. Trimestre de 2016:
Listar
os tipos de grupos para evangelizar apresentados nas lições
Lembrar
quais as estratégias de evangelização para os grupos estudados no trimestre
Cada
aluno ou mais de um aluno escolher um ou mais grupos para evangelizar durante a
semana
Apresentar
o resultado da evangelização no próximo domingo
Dinâmica:
Evangelizando na Mídia Virtual
Objetivos:
Refletir sobre o uso da
Internet.
Enfatizar a utilização da
internet para evangelizar
Material:
½ de uma cartolina de cor
verde e vermelha
02 pincéis atômicos
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo. O professor também deve fazer parte do círculo.
- Perguntem: De que modo
vocês acessam a internet?
As respostas devem girar em
torno do acesso em casa, na escola, na rua, através de celular, computador,
tablet etc.
- Aproveitem este momento e
falem sobre a facilidade de acesso com tantas possibilidades.
- Agora, apresentem para os
alunos ½ de cartolina, uma de cor verde e outra vermelha, contendo duas
perguntas:
Na verde: Quais os pontos
positivos da Internet?
Na vermelha: Quais os pontos
negativos da Internet?
Entreguem a folha verde(dos
pontos positivos) para um aluno que está a sua direita e falem:
Cada um vai responder e
passar a folha para o colega do lado direito.
Entreguem a folha
vermelha(dos pontos negativos) para um aluno que está a sua esquerda e falem:
Cada um vai responder e
passar a folha para o colega do lado esquerdo.
Fiquem observando a atividade
e orientem os alunos para que tenham pressa e cuidado ao responder.
- Após a conclusão desta
parte, leiam para os alunos os pontos positivos e negativos da Internet,
reflitam com eles sobre as respostas e acrescentem outras informações se
necessário.
Reflitam sobre as cores
utilizadas – verde e vermelha em relação aos pontos negativos e positivos. A
cor verde significa algo positivo, bom e que pode ter livre acesso, mas a cor
vermelha nos remete a cuidado, proibição.
- Enfatizem que nos pontos
positivos, podemos acrescentar a evangelização na internet.
- Para concluir, falem: É
sobre este assunto que vamos estudar na aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Tecnologias
na EBD
A comunicação é algo imprescindível
na vida do ser humano, tendo em vista viver em sociedade. Conviver com seus
pares requer que haja o ato comunicativo e dessa forma conhecemos, deste os
tempos idos, formas diferenciadas deste processo e que com o passar do tempo
foi se desenvolvendo de forma vasta e rápida.
Mecanismos
e tecnologias foram desenvolvidos, e, na era moderna e pós-moderna, com a
introdução dos computadores e internet, constata-se o elevado sistema de
informações e comunicação abrangendo as diversas áreas do relacionamento
humano, quer seja na economia, na saúde, na educação e tantos outros.
As
TICs (Tecnologia da Informação e da Comunicação) estão presentes na Educação
como uma estratégia pedagógica adicional para que haja melhoria na transmissão
dos conteúdos.
Na
EBD(Escola Bíblica Dominical) também as tecnologias devem ser inseridas no
processo de ensino e aprendizagem. Para isto, alguns pontos devem ser
observados para a utilização:
-
Local disponível: é interessante que os recursos tecnológicos sejam utilizados
em local apropriado. É inadequado o uso dentro do templo, pois chama atenção de
outras classes. Caso a Igreja não disponibilize um local reservado para este
fim, procure outro espaço, organizando para a aula, com antecedência. Procure
agendar previamente o espaço e o equipamento com o superintendente.
-
Saber utilizar a ferramenta ou pedir ajuda: o professor deve investigar o
potencial da tecnologia e como manuseá-la. Saiba como utilizar as ferramentas
da internet, como email, blog, facebook etc para manter-se conectado ao mundo
virtual com seus alunos, explorando estes elementos a favor do ensino da EBD e
formação de vínculos. Caso você vá usar algum equipamento e não tem segurança,
peça ajuda a alguém que conheça (outro professor, os alunos) – fazer esta
parceria é um sinal de sabedoria.
-
Trocar experiências: converse com colegas que já utilizam as tecnologias,
procurando saber os pontos positivos e negativos, as dificuldades, os
resultados na aprendizagem.
-
Inserção no Planejamento de Aula: o professor precisa avaliar qual tipo de
tecnologia deve utilizar em determinado assunto e variar a forma de utilização.
-
Tenha sempre outra atividade em caso de falta de energia, problemas no
equipamento: é muito importante que o professor tenha um plano B, isto é, outra
forma de trabalhar o conteúdo, pois na falta de energia ou equipamento que não
funciona, você não será pego de surpresa e já terá outra estratégia
planejada para ministrar a aula.
-
Aprofundar no conhecimento da tecnologia: há muitos cursos que são oferecidos,
inclusive a preços módicos. Inscreva-se e tome posse deste conhecimento,
mergulhe e aprofunde-se. Na internet é possível também encontrar os tutoriais,
que explicam o passo a passo de como utilizar programas e recursos. Se você já
sabe utilizar, encoraje outros a fazê-lo.
A
tecnologia não substitui o professor, nem a participação dos alunos na aula,
sua utilização deve ser entendida como facilitador da aprendizagem. Se você
julga ou tem certeza que a tecnologia atrapalha a tarefa de ensinar, é porque
você ainda não sabe utilizá-la ou ainda não entendeu para que serve como
estratégia de ensino.
Então,
fique atento as observações expostas neste texto. Procure dinamizar o ensino,
utilizando estratégias diferenciadas para que haja maior retenção da
aprendizagem da Palavra de Deus.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário