Jovens: Isaías, eis-me aqui, envia-me a mim
Lição 13: Promessas a respeito do Messias como
servo sofredor
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Promessas
a respeito do Messias como servo sofredor.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “O
Peso do Pecado”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Peso do pecado
Objetivo:
Demonstrar os efeitos do pecado e a liberdade que Jesus nos dá através do
perdão.
Material:
01
objeto pesado ou uma fruta grande (melancia ou jaca).
Procedimento:
-
Falem sobre o pecado e suas consequências, do fardo que o homem carrega quando
peca.
-
Escolham um aluno e solicitem que fique em pé na frente da turma.
-
Entreguem o objeto ou a fruta para este aluno e continuem falando sobre o
pecado e suas consequências.
-
Depois de um certo tempo, perguntem para o aluno: Está incomodado? Está pesado?
Certamente
o aluno responderá que está incomodado com o peso que está segurando.
-
Falem que há uma solução para isto. Então leiam João 1.29: “Eis o cordeiro de
Deus que tira o pecado do mundo”, enfatizando a palavra TIRA e nesse momento
retirem o objeto ou a fruta das mãos do aluno e coloquem sobre uma mesa ou
cadeira.
-
Perguntem para o aluno: Como está se sentindo agora?
Falem
que só Jesus pode nos perdoar, livrando-nos do fardo do pecado.
-
Leiam ainda Mateus 11.28 a 30.
-
Concluam, afirmando que Jesus nos concede o perdão, mas o pecador deve
reconhecer que pecou, confessar suas culpas através da oração e abandonar o
pecado.
Ideia
Original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário