Juvenis -
Currículo do Ano 2: Ética cristã para a juventude
Lição 11: A ética cristã na mídia virtual e no uso
de outras tecnologias
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: A ética cristã na mídia virtual e no uso de
outras tecnologias.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para concluir, utilizem a
dinâmica “Tô ligado”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Tô
Ligado!
Objetivo: Refletir sobre a importância do controle pessoal
com relação a exposição a mídia.
Material:
01 globo terrestre ou uma bola grande para
representar o mundo
Barbante
Fita gomada com pouca adesividade(se for usar o
globo)
Fita adesiva(se for usar uma bola)
Nomes digitados: MSN, twitter, sala de bate-papo,
blog, facebook, sites, jogos, televisão, revistas, jornais.
Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Organizem as cadeiras em círculo.
- Coloquem o globo ou a bola no centro do círculo.
- Cortem 10 pedaços de barbante do tamanho que dê
para fixar no globo e vá até as cadeiras.
- Dobrem o papel com os nomes digitados para que os
alunos não visualizem ao chegar.
- Preguem cada papel dobrado com as palavras “MSN,
twitter, sala de bate-papo, blog, facebook, sites, jogos, televisão, revistas,
jornais” em um lado do barbante. Para cada palavra, um barbante.
- Depois, preguem o outro lado do barbante no
globo(sugiro o uso de fita gomada com pouca adesividade para não danificar o
globo)
- Aguardem os alunos.
DURANTE A AULA:
- Depois que os alunos estiverem sentados, deem os
10 barbantes para 10 alunos.
- Perguntem: Olhando para este material, o que
vocês acham qual será nosso tema da aula?
Aguardem as respostas.
- Depois falem que o tema da aula será sobre o
cuidado sobre A aula de hoje será sobre a importância do controle pessoal com
relação a exposição a mídia.
através de
diversos meios de comunicação, enfatizando o virtual.
- Então peçam para que os 10 alunos leiam a palavra
que recebeu(presa no barbante).
- Perguntem: Por que estas palavras estão presas no
barbante ligadas ao globo?
Aguardem as respostas. Certamente elas vão girar em
torno da comunicação entre as pessoas.
- Perguntem:
Através de quais destes meios vocês mantêm
comunicação?
Aguardem as respostas.
- Em seguida, aproveitando as respostas, falem
sobre:
O tempo que eles se mantêm conectados.
O tipo de conversa.
Com quem se comunicam.
Influências positivas e negativas.
Não se esqueçam de alertar da importância de estar
ligado com o mundo de forma consciente, não se deixando levar por influências
com valores não cristãos.
- Para concluir, leiam:
I Co 15.33 “Não vos enganeis: as más conversações
corrompem dos bons costumes”.
Cl 2.8a “Tende cuidado, para que ninguém vos faça
presa sua...”
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário