RSS

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Adultos: O Desafio da Evangelização – Obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas-novas a toda criatura
Lição 13: A evangelização integral nesta última hora
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A evangelização integral nesta última hora.
- Escrevam no quadro a expressão “Evangelização Integral”.
- Perguntem: Ao ler esta expressão, o que vocês acham que seja “evangelização integral”?
Aguardem as respostas.
Depois, acrescentem outras informações.
- Perguntem: E quanto a “discipulado integral”?
Aguardem as respostas.
Depois, acrescentem outras informações.
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “O Corpo de Cristo”.
Observação: Destinem um tempo da aula para a conclusão do trimestre.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção! Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no marcador "Discipulando".
Para a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram  no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom proveito!

Sugestão para a conclusão do 3º. Trimestre de 2016:
Listar os tipos de grupos para evangelizar apresentados nas lições
Lembrar quais as estratégias de evangelização para os grupos estudados no trimestre
Cada aluno ou mais de um aluno escolher um ou mais grupos para evangelizar durante a semana
Apresentar o resultado da evangelização no próximo domingo

Dinâmica: O Corpo de Cristo
Objetivos:
Refletir sobre o trabalho em equipe e a importância da unidade e comunhão no Corpo de Cristo.
Enfatizar a importância de integrar o novo convertido ao corpo de Cristo.
Material:
Para o grupo 01: 01 folha de papel ofício e coleção de lápis colorido.
Para o grupo 02: 04 tesouras, 02 tubos de cola, 11 lápis coloridos e 11 folhas de papel ofício, estando escrito nelas as seguintes indicações para desenhar, conforme descrição abaixo:
Folha 01: Cabeça
Folha 02: Pescoço
Folha 03: Tronco (humano)
Folha 04: Braço direito
Folha 05: Braço esquerdo
Folha 06: Mão direita
Folha 07: Mão esquerda
Folha 08: Perna direita
Folha 09: Perna esquerda
Folha 10: Pé direito
Folha 11: Pé esquerdo
Procedimento:
1- Dividam a turma em dois grupos e forneçam as seguintes orientações:
Para o grupo 01:
- Desenhar um boneco, utilizando uma folha de papel ofício e uma coleção de lápis colorido, mas trabalhando em equipe. Para isso, esta atividade deverá ser executada sem que as pessoas do grupo 02 vejam o que está sendo desenvolvido.
 Para o grupo 02(com 11 pessoas):
- Cada componente desenhará uma parte do boneco, individualmente, sem que os colegas vejam, para isso é recomendado que os membros deste grupo estejam separados.
- Montar o boneco, recortando as partes desenhadas e colando-as.
2 – Peçam ao grupo 01 e 02 para apresentar os dois bonecos.
3 – Solicitem para que observem o resultado de cada grupo.
O grupo 01 tem um boneco com partes proporcionais e uniformes.  O grupo 02, embora apresentem um boneco com as características semelhantes ao boneco 01, tem um resultado disforme, desorganizado e desproporcional.
 Perguntem: Por que são diferentes?
O Grupo 01 tem um resultado melhor porque trabalharam em equipe, houve unidade para o desenvolvimento do trabalho.
O Grupo 02 tem um mau resultado porque não trabalharam com união, não trabalharam de forma coletiva.
Quais conclusões podemos extrair dessa dinâmica para nossa vida cristã? Falem da importância da unidade e a comunhão que deve haver no Corpo de Cristo.
4 – Para concluir, leiam: I co 12. 12 e 27; Sl 133.01; Fp 2. 1 a 5.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Texto Pedagógico
Discipulado e a EBD

            Fazer discípulo é parte constante da Grande Comissão, conforme Mt 28. 19 e 20: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”(grifo nosso). Além do verbo “ir”(Ide),  há também o “fazer” discípulo, batizando e  ensinando a guardar os ensinamentos de Jesus. Assim, percebe-se que o importante não é somente ganhar alguém para Cristo, mas ensiná-lo. E a classe da EBD, denominada de Discipulado, cumpre o objetivo de orientar e ensinar a Palavra de Deus.
A classe do Discipulado na EBD é composta por pessoas que aceitaram a Cristo como seu salvador pelo menos há um ano. Nela os recém-convertidos vão conhecer os fundamentos da fé de acordo com a Bíblia, para que os seus primeiros passos sejam orientados e seguros no caminho em que devem andar. Dessa forma, eles estarão sendo cuidados nesta nova etapa da vida e eles podem afirmar de modo diferente do salmista, quando disse: “Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma”(Sl 142:4).
            Para que haja alunos nesta sala é recomendável que as pessoas que integram o
departamento de Discipulado e os professores, estejam atentos a aqueles que aceitam a Cristo nos cultos, para que sejam convidados a participar da classe do Discipulado, entregando-lhes um convite contendo o local, horário e endereço da igreja ou de outro local onde se realizam as aulas, como também presenteá-los com uma Bíblia(existem exemplares a venda com preços razoáveis) e fazer o registro do nome, endereço, telefone etc.
            Tanto o departamento de Discipulado como os professores devem de forma equilibrada manter contato com os recém-convertidos, através de telefone, e-mail, rede social, visita em domicílio com agendamento prévio, com a intenção de mantê-los unidos, informados. Dessa forma, perceberão que são lembrados, queridos e cuidados.  Sendo assim, eles terão vontade e prazer de estar na classe para aprender da Palavra de Deus. Paulo alerta: “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo(I Pe 2:2).
A receptividade dos alunos recém-convertidos à classe deve ser de forma prazerosa para que eles se sintam integrados e acolhidos pelos professores e alunos, que da mesma forma que eles, também ingressaram recentemente no evangelho e na classe. Na primeira aula, eles devem receber uma revista de lições bíblicas para que possam ler e acompanhar os temas a serem estudados. É interessante também uma conversa particular com os alunos que chegam para explicar como funciona a EBD e orientá-los a participar dos cultos, mostrando a importância da frequência aos trabalhos da igreja, pois necessitam de alimento para que possa haver desenvolvimento espiritual, conforme lemos em II Pe 3.18: “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo”.
            É interessante também que o professor da classe oportunize aos alunos momento para que perguntem e tirem dúvidas, pois desta forma se sentirão mais confiantes tendo em vista que as respostas dadas pelo docente vão firmando novas ideias de conformidade com a Palavra de Deus. O ensinamento para este tipo de classe pode ser comparado ao alimento fornecido para uma criança recém-nascida, isto é, como “meninos em Cristo” de acordo com as palavras do apóstolo Paulo: “E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas[...] como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis”(I Co 3:1 e 2). Daí a importância deste tipo de classe para um crescimento progressivo e adequado, através de uma alimentação espiritual correta e sistemática, para que o evangelho seja gerado neles. Esta ideia é confirmada por Paulo quando escreveu aos Galátas: “Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós”(Gl 4:19).
Apresentar para os novos convertidos a importância de estar reunidos é de fundamental importância para que percebam a necessidade de ser frequentes aos trabalhos do discipulado e da igreja. Para exemplificar isto, pode ser realizada uma dinâmica, na qual se entrega 01 palito de churrasco para cada pessoa e pedir para que quebrem. Eles vão quebrar com facilidade. Depois, pegar uma quantidade de palitos correspondente a quantidade de pessoas, entregar para alguém do grupo e pedir que ele quebre o conjunto de palitos. Ele não vai conseguir. Depois, comentar sobre as lições que podem ser tiradas deste procedimento: o novo convertido isolado pode ter mais dificuldade para se manter em pé, as dúvidas e as críticas que recebe pode enfraquecer sua fé, e ser quebrado como aconteceu com o palito. Mas, ele estando integrado, se sentirá mais forte e com orientação se sentirá fundamentado e seguro para prosseguir, como na demonstração de todos os palitos juntos. Em seguida, apresentem este versículo para enfatizar a importância da integração do novo discípulo as atividades já mencionadas: “E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem uma só vara na tua mão”(Ez 37:17).
Finalmente, a resposta do mordomo-mor etíope “Como poderei entender, se alguém não me ensinar?”(At 8. 31) para Felipe demonstra a real necessidade do ensino e da orientação para que o novo convertido entenda os valores do Reino de Deus, contidos na Palavra de Deus.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: