Adultos: O Desafio da Evangelização – Obedecendo ao
ide do Senhor Jesus de levar as boas-novas a toda criatura
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A evangelização das pessoas com deficiência.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Inclusão”.
-
Apresentem as figuras abaixo e reflitam com os alunos sobre as dificuldades da pessoa com deficiência e falta de informação daqueles que não possuem deficiência.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando".
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram
no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e
"Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom
proveito!
Dinâmica: Inclusão
Objetivos:
Refletir
sobre a importância da evangelização aos portadores de deficiência.
Enfatizar
que o evangelho é inclusivo.
Procedimento:
1
- Organizem os alunos em círculo. A quantidade deve ser ímpar.
2
- Solicitem que os alunos formem duplas, quando vocês disserem: Agora! ou Já!
Sobrará sempre uma pessoa.
3
- Perguntem para a pessoa que ficou sozinha:
-
Como você se sentiu por não está formando uma dupla?
-
É ruim não está incluído?
4
- Perguntem a 01 ou 02 pessoas que formaram duplas:
Como
se sentiu formando duplas, isto é, não ficar excluído?
5
- Continuem fazendo o mesmo procedimento pelos menos 05 vezes, com a mesma
quantidade de pessoas em número ímpar. Falem que a cada comando(dizer Agora! ou
Já!), as duplas devem ser formadas por pessoas diferentes.
6
- Lembrem-se de que poderão ocorrer várias situações:
-
Haverá alguém que conseguiu fazer duplas em todos momentos.
-
Haverá alguém que conseguiu ora formar dupla ora ficar “excluído”.
-
Haverá alguém que desistiu de tentar formar duplas.
7
– Finalizem, enfatizando a importância:
-
Da inclusão dos portadores de necessidades especiais no evangelho de Cristo.
-
Da Igreja oferecer condições para que os portadores de deficiências se sintam
integrados e que tenham acessibilidade.
8
– Para concluir, leiam:
“Porque
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo
aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3:16).
“E,
abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas”(Atos
10:34).
“Sai
depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e
mancos e cegos”(Lucas 14:21).
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Sugestão para a conclusão do 3º.Trimestre de 2016:
Listar
os tipos de grupos para evangelizar apresentados nas lições;
Lembrar
quais as estratégias de evangelização para os grupos estudados no trimestre;
Cada
aluno ou mais de um aluno escolher um ou mais grupos para evangelizar durante a
semana;
Apresentar
o resultado da evangelização no próximo domingo.
Texto
Pedagógico
A
Inclusão na Escola Bíblica Dominical
A
Educação Inclusiva está fundamentada no direito ao acesso a escola para todos e
no respeito às diferenças. O olhar para o aluno com deficiência deve ser de um
sujeito capaz de responder as exigências do meio de acordo com as condições que
lhe são oferecidas e com a maneira particular que lhe é específica.
O evangelho anunciado por Jesus era inclusivo. Jesus demonstrou
amor pelos portadores de deficiência, curando-os, pregando a salvação e
ensinando os valores do reino. A igreja
precisa divulgar o evangelho para todos, incluindo os deficientes, cumprindo o
ide de Jesus: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”(Marcos 16:15 – grifo
nosso).
A
inclusão de pessoas portadoras de deficiência pode e deve ser praticada nas
classes de Escola Dominical. Que
atitudes devem ser observadas para a inclusão do aluno com deficiência na EBD? Observe
estes itens:
-
Não rejeitar o aluno com deficiência;
-
Acolher e integrar o aluno, procurando socializa-lo com os demais colegas;
-
Falar para os alunos que nós somos diferentes um dos outros e falar sobre mais
uma diferença – a deficiência;
- Não
se desesperar ao tomar conhecimento de que há na classe um aluno com
deficiência;
-
Fala com a família do aluno com deficiência sobre o comportamento dele, como
reagir em situações inesperadas e aprendizagem;
-
Procurar ajuda com quem já possui experiência nesta área;
-
Ler sobre a deficiência do aluno e como ele aprende;
- Não
ficar preso ao diagnóstico, a deficiência, ao problema;
- Entender
que o aluno com deficiência intelectual aprende de forma diferente, mas
aprende;
-
Observar como o aluno aprende e fazer as intervenções, adaptando as atividades
da aula;
- Organizar
o planejamento de aula, com atividades para todos os alunos, inclusive para o
portador de necessidade educativa especial.
Atentem
agora para as atitudes que não podem ser
aceitas por parte do professor, coordenador etc.:
- Rejeitar
o aluno;
- Aceitar
o aluno e fazer de conta que ele é invisível;
- Deixar
que os outros alunos coloquem apelidos ou fazer imitações relacionadas a
deficiência;
- Superproteger
o aluno com deficiência;
- Não
planejar atividades para o tipo de deficiência;
- Falar
que o aluno deficiente não aprende, que ele não sabe.
Um
aluno com deficiência física aprende como outro aluno sem deficiência, se ele
não tiver comprometimento mental. A dificuldade do aluno será certamente a
locomoção e a coordenação motora. Para melhor atender ao cadeirante é
importante que a acessibilidade esteja adequada, para que não haja barreiras
arquitetônicas que dificultem ou impeçam seu acesso às dependências da igreja.
Caso
o aluno tenha deficiência intelectual, ele também aprenderá da forma que lhe é
possível. Conteúdo abstrato é um fator de dificuldade para quem tem
comprometimento cognitivo. O professor deve exemplificar o assunto com
situações do cotidiano para favorecer a compreensão.
O
aluno com deficiência auditiva se comunica com gestos ou Libras(Língua
Brasileira de Sinais) ou pela leitura
labial do interlocutor. Se ele for oralizado, o professor deverá falar de
frente para o aluno e articular bem as palavras.
O
aluno com deficiência visual total ou parcial requer do professor o cuidado de
detalhar o conteúdo e falar o que está contido nos recursos visuais, como mapa,
cartaz, filme etc. O ideal seria o uso do Sistema Braille que serve para a escrita
e leitura, uma linguagem em código, aceita mundialmente.
Como
o professor deve agir, caso deseje exibir um filme e em sua classe há
portadores de deficiência auditiva e visual?
O filme requer o uso da visão e da audição, há uma recomendação a ser
observada quanto à presença de alunos com necessidades especiais, no caso dos
deficientes auditivos(surdos) e dos deficientes visuais(cegos), para que eles
sejam incluídos no processo da aula.
Com alunos surdos na sala, o ideal é escolher
filmes legendados, se ele for alfabetizado na segunda língua(Português). Se for
alfabetizado em Libras(primeira língua), é interessante a presença de um
intérprete. Mesmo que o surdo seja oralizado, fazer uso da leitura labial no
filme é quase impossível, pois os atores não falam de frente para o ouvinte e
de forma pausada.
Com
a presença de alunos cegos ou de baixa visão, fazer um resumo oral ou em
Braille do que vai ser exibido, detalhando imagens mais importantes de forma
que ele entenda.
A
igreja além de evangelizar os deficientes, também deve se organizar para
discipular aqueles que aceitam a Cristo. A Escola Dominical é o espaço ideal
para o ensino da Palavra de Deus, pois o recém-convertido participará de uma
classe específica. Os professores devem estar preparados para receber e ensinar
os alunos que tenham ou não deficiência. Mãos à obra!
Por Sulamita Macedo.
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