Adolescentes –
Currículo do Ano 2: História da Igreja para adolescentes
Lição 13: A igreja na atualidade
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A igreja na atualidade.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Sal da Terra”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sal da Terra
Objetivos:
Promover
reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.
Enfatizar
que o cristão deve influenciar o mundo.
Material:
03 copos transparentes com água
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
01
colher de sopa de sal
Procedimento:
-
Expliquem que o sal representa o cristão e o copo com água está representando o
mundo.
-
Solicitem a atenção dos alunos para o que você vai realizar.
-
Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.
-
Coloquem:
01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não
retire a embalagem(situação 01);
01
saquinho de sal ao lado de outro copo( situação 02);
01
colher de sal no último copo e misturem( situação 03).
-
Perguntem: Qual situação melhor representa a conduta do cristão no mundo?
-
Aguardem as respostas. É comum haver votação para as três situações, com
maioria para a situação 01. Mas, como vocês já deve ter percebido, a situação
que melhor representada o cristão neste mundo é a da situação 03.
-
Questionem:
Para
as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal
da terra, se estar isolado do mundo?
Para
a situação 03: Está correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos
deste mundo? Estamos influenciando o mundo ou sendo influenciados?
-
Após os questionamentos, leiam:
“Vois sois o sal da terra; e se o sal for
insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar
fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom
é o sal; mas se o sal degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E
dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou
deste mundo”. Jo 8.23
“Não
ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se
que, após os questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos
tenham compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal
da terra.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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