Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O evangelho
do discípulo amado
Lição 11: Jesus é a videira verdadeira
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição:
Jesus é a videira verdadeira.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Árvore de vida”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Árvore de Vida
Objetivo:
Refletir sobre a importância de produzir as 09 partes do Fruto do Espírito
Santo.
Material:
01
galho de uma planta com folhas verdes
01
rolo de durex
Frutas
de papel ou plástico(pequenas)
½
folha de papel ofício
Procedimento:
-
Apresentem para os alunos um galho de uma planta com folhas.
-
Jesus comparou-se a uma videira e nós aos ramos. Leiam Jo 15. 1 a 6, 8.
-
Falem: Conforme lemos, quem está em Cristo, está na videira e produz frutos.
Está vivo
espiritualmente, produzindo para o Reino.
-
Coloquem os frutos em alguns galhos da árvore.
-
Falem: Ainda, podemos afirmar, segundo o texto lido, que aquele que não está em
Cristo, será lançado fora.
-
Agora retirem os galhos sem frutos.
-
Falem: Está morto espiritualmente, não produz para o Reino de Deus.
-
Falem: Estejamos, pois na videira, limpos pela Palavra, para que produzamos
frutos dignos de arrependimento.
-
Leiam o Salmo 1.
-
Em seguida, distribuam ½ folha de papel ofício para cada aluno e solicitem que
desenhem uma árvore, afirmando que esta representa sua vida espiritual. Depois,
eles devem desenhar frutos e colocar nos frutos
nomes de ações que precisam realizar ou estão realizando para que
mantenham ligados a Cristo, como também partes do Fruto do Espírito.
-
Para concluir, peçam a alguns alunos para socializar com o grupo o resultado do
seu trabalho.
Por
Sulamita Macedo.
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