Adolescentes –
Currículo do Ano 2: História da Igreja para adolescentes
Lição 12: O movimento pentecostal no Brasil
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O movimento pentecostal no Brasil.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Depois, utilizem a dinâmica “Rua Azusa”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Rua Azusa
Objetivo:
Refletir sobre a necessidade de avivamento atual.
Material:
01
folha de papel ofício para cada aluno.
01
caneta para cada aluno
01
cartaz com o endereço: Rua Azusa - 312 Los Angeles, Califórnia.
01
cartaz com o endereço da igreja que os alunos se congregam
O2
quadros ou outro de tipo de suporte para os cartazes
Procedimento:
-
Organizem os alunos em duas filas, uma de frente para outra.
-
Distribuam 01 folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
-
Peçam para que escrevam nesta folha o endereço da casa deles.
-
Coloquem na ponta direita entre uma fila e outra um quadro com o seguinte
endereço:
Rua
Azusa - 312 Los Angeles, Califórnia.
-
Coloquem na ponta esquerda entre uma fila e outra um quadro com o endereço da
igreja que vocês se congregam.
-
Perguntem: O que estamos vendo aqui?
Aguardem
as respostas. Certamente, vão falar de uma “rua” com vários endereços.
-
Falem: Esta “rua” tem um endereço muito importante referente ao avivamento que
ocorreu nos Estados Unidos.
Perguntem:
Como está o avivamento nos demais endereços?
Aguardem
as respostas.
-
Para finalizar, perguntem: O que nos falta para que o avivamento realmente
aconteça no seu endereço?
Aguardem
as respostas.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário