Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O evangelho
do discípulo amado
Lição 12: O Mestre fez promessas
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição:
O Mestre fez promessas.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para exemplificar o cumprimento de duas
promessas. A do Espírito Santo, utilizem a dinâmica “Pentecostes” e da vinda de Jesus, apliquem a dinâmica “Arrumando a mala”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Pentecostes
Objetivo:
Representar a descida do Espírito Santo através da expressão oral em várias
línguas.
Material:
01 versículo bíblico em várias línguas, por
exemplo: João 3.16 em Inglês, Francês, Espanhol, Português etc.
Vocês
podem conseguir, o trecho bíblico em vários idiomas, através da Bíblia on line.
Português:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que
todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Inglês: For God so loved
the world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth on him
should not perish, but have eternal life.
Espanhol:
Porque de tal manera amó Dios al mundo, que ha dado á su Hijo unigénito, para
que todo aquel que en él cree, no se pierda, mas tenga vida eterna.
Alemão: Also hat Gott die
Welt geliebt, daß er seinen eingeborenen Sohn gab, auf daß alle, die an ihn
glauben, nicht verloren werden, sondern das ewige Leben haben.
Francês: Car Dieu a tant
aimé ceux qu’il a disposés, qu'il a donné son seul Fils engendré, afin que
chacun d’eux qui croit en lui ne périsse point, mais qu'il ait la vie
éternelle.
Procedimento:
-
Falem sobre a descida do Espírito Santo que aconteceu de forma visível e
audível.
-
Leiam Atos 2. 2 a 4.
-
Falem: Agora vamos representar a expressão audível da descida do Espírito
Santo.
-
Entreguem o versículo em línguas diferentes para os alunos.
-
Solicitem que leiam o versículo, todos ao mesmo tempo.
-
Leiam Atos 2. 6 ao 12.
Observação:
Caso não haja alunos na sala que falem uma língua estrangeira, vocês podem
pedir ajuda a outra pessoa da igreja que lhe auxilie, ou indicando pessoas para
falar ou ensinar a pronúncia das palavras.
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica: Arrumando a Mala
Objetivo:
Refletir sobre a necessidade de estar preparado para a Vinda de Jesus.
Material:
02
cartolinas
02
pincéis atômicos.
Procedimento:
-
Escolham dois alunos e falem: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o
voo será daqui a uma hora.
-
Digam: Vocês tem 01 minuto para “arrumar a mala”.
- Mostrem a mala, que será
representada pelo quadro ou a cartolina.
-
Solicitem para que eles escrevam os nomes dos objetos que irão levar.
-
Cronometrem o tempo não deixem passar nenhum segundo e em seguida peçam para que
parem de escrever.
-
Várias situações podem acontecer:
1
- Pelo pouco tempo, os 02 alunos não conseguirem arrumar a mala.
2
- Mesmo tendo pouco tempo, os alunos conseguirem arrumar a mala, colocando
objetos de mais necessidade.
3
- Os alunos recusarem arrumar a mala, porque considera difícil arrumá-la em
pouco tempo.Observação: Qualquer que seja o resultado, há lições a serem
extraídas quanto ao tema da Vinda de Jesus.
-
Falem: Vamos estudar sobre a Vinda de Jesus e este resultado pode nos remeter a
preparação do crente para o arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos.
Vejamos:Para a situação 01: Não se prepararam para o Arrebatamento,
negligenciou suas ações no tempo para a preparação.Para a situação 02:
Prepararam-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o tempo e as
ações.Para a situação 03: Recusaram-se o momento de preparação para o
Arrebatamento, mesmo tendo sido avisado para se organizarem.
-
Falem: O importante é que todos estejam preparados para o encontro com Jesus no
Arrebatamento.
-
Para finalizar, falem: O estudo sobre a vinda de Jesus é o tema da lição de
hoje.
-
Então, comecem o estudo da lição.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário