Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Família e
relacionamentos
Lição 01: A obediência aos pais
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição:
A obediência aos pais.
-
Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Regra não é brincadeira”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Regra não é brincadeira!
Objetivos:
Refletir
sobre a necessidade das regras.
Enfatizar
a importância da obediência aos pais.
Material:
Papel
e lápis
Procedimento:
-
Dividam a turma em dois grupos.
-
Orientem cada grupo para pensar numa brincadeira ou jogo de infância. As regras
deverão ser lembradas e explicadas para o outro grupo.
Estipulem
um tempo de no máximo 05 minutos.
-
Falem: Agora, cada grupo deverá expor para os colegas qual a brincadeira, as
regras e fazer uma demonstração, realizando a brincadeira.
-
Depois, perguntem:
Havia
alguém que fugia das regras? Caso positivo, havia punição? Por quê?
Havia
também alguém que queria mudar as regras para ser favorecido, isto é, ganhar o
jogo ou a brincadeira? Qual a atitude do grupo com relação a isto?
-
Depois, falem que como nas brincadeiras e jogos, que há regras e punições,
também em todo lugar há necessidade de normas para que haja melhor convivência
e que nesta lição será estudado sobre os limites, as regras, os direitos e
deveres no âmbito familiar e a obediências aos pais.
-
Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição.
Por
Sulamita Macedo.
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