Adultos: O
Caráter do Cristão - Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro
Lição 09: Hulda, a mulher que estava no lugar certo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para
tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Hulda, a mulher que estava no
lugar certo.
-
Depois, apliquem a dinâmica
-
Em seguida, escrevam o nome HULDA no quadro ou cartolina.
-
Perguntem:
Mas,
o que vocês conhecem a respeito de Hulda?
Que
outros personagens participam dos acontecimentos que envolvem sua história?
Deixem
que os alunos relatem, mas com uma condição: a informação que um aluno falar
não poderá ser repetida por outro colega. Isto promoverá mais atenção e o
relato da história não tomará muito tempo.
-
Depois, apliquem a dinâmica “Porta-voz”.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Não
se esqueçam de escrever no quadro ou cartolina as características do caráter de
Hulda.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando", deste blog.
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio
Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2",
do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica:
Porta-Voz
Objetivo:
Compreender e refletir sobre o significado da palavra “profeta” e sua função.
Material:
Mensagem escrita: cartão,
versículo bíblico, um texto de reflexão etc.
- Escolham uma pessoa da
classe, entreguem para ela uma mensagem escrita com tema de sua escolha e peçam
para que transmita a mensagem para uma pessoa da classe, previamente
determinada por você.
- Escolham outra pessoa da
classe, repitam o mesmo procedimento, só que a mensagem deve ser para todos da
classe. Então, a pessoa deve ler a mensagem para a turma.
- Agora, falem: as pessoas
escolhidas para transmitir as mensagens, podem ser comparadas aos profetas que
são porta-vozes de Deus, devidamente autorizados para falar em nome dEle,
proferindo mensagem para quem Ele quer. Aqui tivemos uma demonstração de uma
mensagem individual e para um grupo.
- Falem: Na lição de hoje,
vamos estudar sobre a profetisa Hulda, para quem ela profetizou e qual sua
mensagem.
- Para concluir, leiam:
“E estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e
disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca”. Jr 1.9
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Evasão
na Escola Bíblica Dominical
A
Escola Bíblica Dominical é um momento no qual a igreja promove para seus
frequentadores a oportunidade de estudar a Palavra de Deus, através das
revistas de lições bíblicas, que apresentam 4 temas anuais organizados de forma
sistemática.
Aprender
sobre a Palavra de Deus deve ser é uma atividade prioritária na vida do cristão
e um dos caminhos é participar da Escola Dominical, pois nela o ensino é
realizado por faixa etária, atendendo assim as especificidades e
características de cada grupo de idade.
Mesmo
sendo uma oportunidade para adquirir conhecimento bíblico, atendendo as
características das faixas etárias, o número de pessoas presentes a EBD é bem
menor do que a quantidade total de membros e congregados de uma igreja. Além
disso, percebe-se que vários alunos da Escola Dominical frequentam de forma
irregular ou até se evadem. Mas, há também aqueles que frequentam regulamente.
É
importante então investigar e refletir sobre as causas da evasão na Escola
Dominical. Após isto, tomadas de decisão para minimizar o abandono das aulas
devem ser feitas, objetivando o alcance do ensino da Palavra de Deus na EBD
para todos.
Veja
estas sugestões para o questionário sobre evasão na EBD!
1
- Horário da EBD:
- Horário da EBD é adequado?
- Horário da EBD coincide com
o horário de trabalho?
- Horário da EBD coincide com
o horário de um curso?
- Tempo curto no domingo(manhã
EBD, noite culto)?
- Horário da EBD coincide com
o lazer da família?
- Horário da EBD coincide com
a organização da casa e afazeres domésticos?
- O domingo pela manhã é o
único dia da semana que pode dormir até mais tarde?
- Falta cuidado com relação ao
horário para iniciar e terminar a EBD?
2
- Aulas:
Há aprofundamento do tema?
As aulas são superficiais e
com testemunhos?
As aulas são atrativas?
Há conversas paralelas durante
a aula?
3
- Temas:
Os temas são repetitivos?
Os temas são interessantes?
Os temas são bem explorados
pelo professor?
Há contextualização do tema da
aula para a vida atual?
4
- Professor:
O professor tem bom
relacionamento com a turma?
O professor apresenta domínio
do tema da aula?
O professor dinamiza o ensino
com métodos e recursos variados?
O professor demonstra cuidado
com os alunos?
O professor abre espaço para
os alunos participarem da aula com perguntas e informações?
5
- Aluno
Costuma comprar a revista
lição bíblica?
Ler a lição durante a semana?
Participa da aula apresentando
informações sobre o tema?
Participa da aula fazendo
perguntas sobre o tema?
Tem receio de ter oportunidade
para falar?
Se esforça para frequentar a
EBD?
É pontual?
6
- Estrutura física:
As classes dentro do templo
não atraem?
Por Sulamita Macedo.
5 comentários:
Obrigada irmã! Gosto muito do seu blog e sempre consulto para preparar minhas aulas. Que o Senhor continue a abençoando!
Como sempre o seu blog irmã Sulamita, é um recurso de total IMPORTÂNCIA para nós professores. Muito proveitoso visitar suas postagens. Deus continue te abençoando e te usando como um canal pedagógico para todos nós
Luigia, muito obrigada pela visita ao blog. Fico feliz ao saber que utiliza as sugestões do blog em suas aulas. Volte sempre!
Aline, muito obrigada pela visita ao blog e pelo reconhecimento da importância do blog para os professores da EBD. Volte sempre.
Postar um comentário