Adolescentes
– Currículo do Ano 1: A Bíblia, um Livro Atual
Lição 07: A Bíblia e a
Ciência
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Bíblia e a Ciência.
- Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Para trabalhar o item que
trata da criação do mundo, utilizem a dinâmica “E disse Deus...” e para falar sobre a ciência e a Bíblia, apliquem
a dinâmica “Descobertas Científicas”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
E disse Deus...
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a criação descrita em Gênesis.
Material:
01 quadro branco ou 01 folha
de papel madeira ou 02 cartolinas
01 pincel para quadro branco
ou 01 pincel atômico
Bíblia
Procedimento:
- Peçam que os alunos
apontem algo que eles admiram na natureza.
Escrevam as respostas no
quadro, procurando separar por grupo de coisas criadas em relação aos 6 dias da
criação.
Vamos supor que seus alunos
falem estes nomes: mar, aves, flores, fruteiras, vento, sol, cavalo, onça,
eclipse lunar(ocorrido recentemente), super lua etc.
Então, vocês separam por
dia, dessa forma(não tem problema que fique incompleto):
1º dia:
2º. dia:
3º. dia: mar, flores,
fruteiras
4º. dia: sol, lua
5º. dia: aves
6º. Dia: cavalo, onça
- Agora, peçam para que 06
alunos leiam o que Deus criou em cada dia, nos versículos abaixo:
Gn 1. 3 a 5 – referente ao
primeiro dia
Gn 1. 6 a 8– referente ao
segundo dia
Gn 1. 9 a 13– referente ao
terceiro dia
Gn 1. 14 a 19– referente ao
quarto dia
Gn 1. 20 a 23– referente ao
quinto dia
Gn 1. 24 a 31– referente ao
sexto dia
À medida que as leituras
forem realizadas, vocês vão acrescentando o que foi criado ao lado de cada dia,
com palavras e/ou expressões objetivas.
- Depois, analisem com os
alunos a sequência da criação, enfatizando a ordem das coisas criadas, por
exemplo: os aninais e as aves só foram criados após a criação do reino vegetal,
pois os vegetais serviram de alimentação.
- Em seguida, apresentem o
seguinte questionamento:
A relva, a erva e as árvores
foram criados no 3º dia. Para que pudessem se desenvolver elas precisaram de
luz, mas o sol foi criado no 4º. dia. Como podemos explicar isto?
Já existia luz no primeiro
dia originada de Deus(Gn 1. 3).
- Para concluir, leiam:
“No princípio Deus criou os
céus e a terra”(Gênesis 1:1).
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
Descobertas científicas
Objetivos:
Estudar sobre as descobertas
científicas
Enfatizar que o desenvolvimento
científico pode ser benéfico quando é para a glória de Deus.
Material:
Quadro ou cartolina
Celulares ou tabletes com
acesso a internet
Procedimento:
- Perguntem: O que é
Ciência?
Aguardem as respostas.
Apresentem outras informações e elaborem uma definição de forma coletiva,
partindo das ideias iniciais dos alunos.
- Afirmem que a verdadeira
Ciência não desfaz o que a Bíblia confirma, pelo contrário autentica sua
mensagem.
- Depois, façam uma
advertência quanto a argumentos apresentados por pessoas que desejam desfazer
da Palavra de Deus.
Em seguida, leiam I Tm 6. 20
e 21: “Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos
clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência; a qual
professando-a alguns, se desviraram da fé. A graça seja contigo. Amém.”
- Falem: Daniel predisse que
a ciência se multiplicaria.
Leiam Dn 12.04 “E tu,
Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo: muitos
correrão de uma parte para outra e a ciência se multiplicará”.
Enfatizem a última parte do
versículo e falem sobre a atualidade desta mensagem.
- Peçam aos alunos para que
citem algumas descobertas científicas e avanço da tecnologia.
Os alunos podem pesquisar na
internet sobre as descobertas científicas em seus celulares, tablets etc, pois
normalmente eles têm acesso a internet por meio destes objetos.
- Escrevam no quadro ou
cartolina as respostas dos alunos.
- Depois, trabalhem o conteúdo
da lição, apontando que o desenvolvimento científico pode ser benéfico quando é
para a glória de Deus.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário