Pré-adolescentes
– Currículo do Ano 1: Resistindo à pressão do Mundo
Lição 10: Não Vale a Pena
Arriscar
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Não
Vale a Pena Arriscar.
- Levem para a classe alguém
que já foi dependente ou está em tratamento, para falar:
Como entrou no mundo das
drogas.
O que mudou na sua vida
pessoal e familiar.
Tratamento da dependência.
Mensagem para a turma.
Vocês também podem levar
alguém do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas.
Acesse:www.proerdbrasil.com.br/
- Caso vocês, não consigam
alguém para a atividade do item anterior, vocês e os alunos podem conversar
sobre situações que já conhecem de pessoas da família, vizinhos, colegas ou de
relatos de casos divulgados na mídia, com envolvimento em drogas. O objetivo
dessa reflexão é o de conscientizar os alunos quanto aos malefícios do uso das
drogas.
Vejam abaixo, indicação de
leitura de 02 cartilhas sobre drogas, uma para pais de adolescentes e outra
para educadores
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para concluir, apliquem a
dinâmica “Droga é uma droga”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Droga é uma droga
Objetivo:
Concluir o estudo sobre drogas.
Material:
01 caneta
02 folhas de papel ofício
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Falem: Depois do que estudamos
e discutimos sobre as drogas, vamos organizar um esquete sobre este tema.
O que é um esquete?
Refere-se a uma pequena peça de teatro, com duração de 10 minutos
aproximadamente.
- Os alunos devem elaborar o
texto de forma conjunta, sob a supervisão e orientação dos professores. É
interessante a escolha de um título, vejam esta sugestões: Drogas, tô fora! ou
Droga é uma droga!
- Depois do texto elaborado,
os alunos devem fazer a encenação, para isto é necessário definir quem serão os
atores.
Observação: se possível, em
outro domingo os alunos poderiam fazer a encenação para as demais classes da
EBD. Para tanto, seria necessário acordar previamente com o superintendente.
Por Sulamita Macedo.
Indicação
de Leitura
Sugestão de Leitura sobre
Drogas, como abordar o aluno, o filho, o tratamento, orientações, sugestões de
filmes etc.
1
- Drogas: Cartilha para pais de adolescentes. Acessem o link abaixo e leiam.
2
- Drogas: Cartilha para educadores. Acessem o link abaixo e leiam.
0 comentários:
Postar um comentário