Pré-adolescentes
– Currículo do Ano 1: Resistindo à pressão do Mundo
Lição 08: Quanto Vale a Minha Beleza
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Apresentem o título da
lição: Quanto Vale a Minha Beleza.
- Em
seguida, para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Espelho, espelho meu, existe alguém mais
bonita(o) do que eu?
– Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita(o) do que eu?
Objetivo:
Refletir e conscientizar
sobre o perigo do cuidado com o corpo de forma exagerada para atender a
ditadura da beleza.
Material:
01 bola pequena
06 Garrafas descartáveis de
1 litro
01 tubo de cola branca
Nomes digitados: Corpo
perfeito, corpo atlético, cirurgia plástica, padrão único de beleza, dietas
exageradas, anabolizantes.
Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Colem em cada garrafa uma
das palavras: Corpo perfeito, corpo atlético, cirurgia plástica, padrão único
de beleza, dietas exageradas, anabolizantes.
- Organizem o ambiente da sala para que haja
condições dos alunos jogarem a bola para derrubar as peças do boliche,
afastando as cadeiras, mesa etc.
- Organizem as garrafas no
chão(da sala de aula), uma ao lado da outra.
- Aguardem os alunos.
DURANTE A AULA:
- Depois daquela introdução
realizada no início da aula(vejam acima), falem que vocês vão trabalhar o tema
através do jogo do boliche.
- Falem: Estas peças do
boliche(as garrafas) representam situações que precisam ser “derrubadas”.
- Agora, solicitem para que
um aluno por vez pegue a bola e derrube uma ou mais garrafas.
- Depois, outro aluno deve
pegar a peça que caiu e ler o rótulo.
- Em seguida, vocês devem
refletir sobre cada ponto. Isto deve acontecer até que todas as palavras sejam
mencionadas e comentadas. Neste momento, é importante a participação dos
alunos.
- Para finalizar, enfatizem
que é importante o cuidado com o corpo, fazer exercícios físicos, ter
alimentação adequada, mas eles devem derrubar as ideias de beleza transmitidas
pela mídia.
- Agora, estudem os pontos
levantados na lição, deixando claro a importância da beleza interior.
Ideia original desconhecida
de dinâmica com o uso de boliche.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário