Jovens:
Seguidores de Cristo – Testemunhando numa Sociedade em Ruínas
Lição
10: Os perigos e as oportunidades das redes sociais
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou
cartolina: Os perigos e as oportunidades das redes sociais
- Depois, utilizem a dinâmica “Tô Ligado!”
- Ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Tô Ligado!
Objetivo:
Refletir sobre a importância do controle pessoal com relação a exposição a
mídia.
Material:
01 globo terrestre ou uma
bola grande para representar o mundo
Barbante
Fita gomada com pouca
adesividade(se for usar o globo)
Fita adesiva(se for usar uma
bola)
Nomes digitados: MSN,
twitter, sala de bate-papo, blog, facebook, sites, jogos, televisão, revistas,
jornais.
Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Organizem as cadeiras em
círculo.
- Coloquem o globo ou a bola
no centro do círculo.
- Cortem 10 pedaços de
barbante do tamanho que dê para fixar no globo e vá até as cadeiras.
- Dobrem o papel com os
nomes digitados para que os alunos não visualizem ao chegar.
- Preguem cada papel dobrado
com as palavras “MSN, twitter, sala de bate-papo, blog, facebook, sites, jogos,
televisão, revistas, jornais” em um lado do barbante. Para cada palavra, um
barbante.
- Depois, preguem o outro
lado do barbante no globo(sugiro o uso de fita gomada com pouca adesividade
para não danificar o globo)
- Aguardem os alunos.
DURANTE A AULA:
- Depois que os alunos
estiverem sentados, deem os 10 barbantes para 10 alunos.
- Perguntem: Olhando para
este material, o que vocês acham qual será nosso tema da aula?
Aguardem as respostas.
- Depois falem que o tema da
aula será sobre o cuidado sobre A aula de hoje será sobre a importância do
controle pessoal com relação a exposição a mídia.
através de diversos meios de comunicação, enfatizando
o virtual.
- Então peçam para que os 10
alunos leiam a palavra que recebeu(presa no barbante).
- Perguntem: Por que estas
palavras estão presas no barbante ligadas ao globo?
Aguardem as respostas.
Certamente elas vão girar em torno da comunicação entre as pessoas.
- Perguntem:
Através de quais destes
meios vocês mantêm comunicação?
Aguardem as respostas.
- Em seguida, aproveitando
as respostas, falem sobre:
O tempo que eles se mantêm
conectados.
O tipo de conversa.
Com quem se comunicam.
Influências positivas e
negativas.
Não se esqueçam de alertar
da importância de estar ligado com o mundo de forma consciente, não se deixando
levar por influências com valores não cristãos.
- Para concluir, leiam:
I Co 15.33 “Não vos
enganeis: as más conversações corrompem dos bons costumes”.
Cl 2.8a “Tende cuidado, para
que ninguém vos faça presa sua...”
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário