Jovens:
Seguidores de Cristo – Testemunhando numa Sociedade em Ruínas
Lição
07: Política e corrupção na perspectiva cristã
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação
de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou
cartolina: Política e corrupção na perspectiva cristã.
- Que tal iniciar o estudo
do tema da aula, utilizando o método do debate? Quer conhecer como realizar um
debate na sua classe? Então, leia o texto pedagógico “Em discussão: O Método do Debate nas aulas da EBD”(postado
abaixo).
- Ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Para estudar o tema sobre a
separação entre Igreja e Estado, utilizem a dinâmica “Dai a César o que é de César”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Dai a César o que é de César
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre relação entre Igreja e Estado.
Material:
01 figura grande da moeda
cunhada com a imagem de César
Procedimento:
- Apresentem para os alunos
uma figura da moeda cunhada com a imagem de César.
- Perguntem: De qual
situação bíblica, vocês lembram sobre dessa moeda?
Aguardem as respostas.
- Depois, leiam com os
alunos sobre esse episódio, que se encontra em Marcos 12. 14 a 17:
“E, chegando eles,
disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá,
porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de
Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos?
Então ele, conhecendo a sua
hipocrisia, disse-lhes: Por que me tentais? Trazei-me uma moeda, para que a
veja.
E eles lha trouxeram. E
disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição? E eles lhe disseram: De César.
E Jesus, respondendo,
disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E
maravilharam-se dele”.
- Na lição de hoje, um dos
sub-temas é estudar sobre a separação do Igreja e do Estado.
- Dentro deste contexto,
vamos refletir sobre esse assunto, pensando o que nos dias de hoje o que seria
dar a César o que é de César.
Deixem que os alunos falem,
enquanto isto vocês vão escrevendo as respostas no quadro ou cartolina.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Em
discussão: O Método do Debate nas aulas da EBD
O
Método do Debate ou Discussão em grupo, no aspecto pedagógico, consiste em
lançar uma pergunta ou uma proposição polêmica ou instigadora para que os
alunos se posicionem contra ou a favor.
A
utilização do debate requer a formulação de um questionamento bem elaborado
pelo professor, que provoque nos alunos a participação, fazendo com que eles
exponham suas ideias, seus posicionamentos.
Pode
ser usado na introdução de uma aula, para dar início ao estudo de um tema, com
o objetivo de analisar vários pontos de vista sobre a situação proposta,
partindo das ideias diferentes do grupo, obtendo assim uma aprendizagem cruzada
entre os participantes.
No
momento das falas dos alunos, é interessante uma observação atenta, por parte
do professor, ao que está sendo debatido, como também manter controle sobre a
discussão, pois podem ocorrer alguns excessos verbais e de atitudes, devido a
ânimos mais acirrados por parte de alguns alunos, que perdem o equilíbrio e o
bom senso no momento de se colocar diante de uma fala contrária a sua.
Então,
é recomendável fazer um alerta para os alunos, antes do início do debate, para
que haja respeito ao outro que tem um posicionamento oposto ao seu,
lembrando-lhes que o debate não é uma briga, nem um ringue de competição de
conhecimento nem de pontos de vista contrários, mas, sobretudo, um momento de
estudo sobre um tema, partindo inicialmente das ideias dos alunos. Lembre-lhes
da mansidão e temor apontados no versículo de I Pe 3.15: “… estai preparados
para responder com mansidão e temor…”.
É
comum num debate que alguns alunos se sobressaiam mais que outros, por ter
conhecimento sobre o tema, por ter mais facilidade para expor suas ideias.
Então, é importante que o professor estimule os demais alunos a se
posicionarem, não deixando que fiquem apenas assistindo, para que não haja um
debate entre 02 ou 03 alunos, monopolizando a discussão.
Existe
outra forma de debate conhecida como Discussão em Painel, que consiste em 02
pessoas diante de um grupo se posicionarem, um contra e outro a favor, sobre um
tema, enquanto os demais apenas assistem. Depois do debate, poderá ou não haver
a discussão com o grupo maior, com intervenção de um líder ou professor. Os
debatedores neste caso devem ser comunicados a tempo de se prepararem com
antecedência, como também o mediador da discussão deve estar qualificado e ser
conhecedor dos pontos de vista diferentes sobre o tema.
Numa
aula de EBD, após o debate, o professor deve expor o que a Palavra de Deus
apresenta sobre o problema em discussão. Dessa forma, diante dos argumentos
bíblicos, é possível trabalhar de forma equilibrada qual a posição mais
acertada diante do tema discutido pelos alunos.
Alguns
cuidados devem ser observados: nem toda lição pode ser utilizado o debate, pois
é requerido um assunto no qual haja polêmica. Quando houver um tema que
provoque a discussão, elabore uma proposição ou uma pergunta que facilite o
entendimento e estimule o debate. Não confunda o método do Debate com o de
Perguntas e Respostas.
O
Método do Debate pode ser agregado à aula expositiva, possibilitando a
participação do aluno de forma efetiva. Então, que tal utilizá-lo? Para isto,
observe as orientações expostas.
Por Sulamita Macedo.
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