Jovens:
Seguidores de Cristo – Testemunhando numa Sociedade em Ruínas
Lição
09: Em tempos de violência cibernética
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação
de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou
cartolina: Em tempos de violência cibernética
- Depois, utilizem a dinâmica “Discriminação, não!”
- Ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Discriminação, não!
Objetivo:
Exemplificar que atos de discriminação devem ser combatidos e denunciados.
Material:
¼ da folha de papel ofício e
caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Distribuam ¼ da folha de
papel ofício.
- Solicitem para que cada
aluno escreva o que ele deseja que seu colega do lado esquerdo realize, naquele
momento da aula. Normalmente as ações são engraçadas e até “micos”.
Veja um exemplo: Maria deve
fazer tal coisa. João( nome da pessoa que está escrevendo).
Orientem que o colega não
pode ver o que o aluno está escrevendo.
- Recolham todos os papéis.
- Agora, falem: A regra da brincadeira
está mudada, o “feitiço virou contra o feiticeiro”. Quem vai realizar a tarefa
é a pessoa que escreveu e não o colega para quem você desejou.
- Então, os alunos deverão
realizar as tarefas.
Certamente, haverá um pouco
de rejeição ou vergonha, mas encorajem os alunos.
- Depois, falem: Esta é a
finalidade da brincadeira: não desejar aos outros ou fazer algo com os outros,
que você não gostaria para você.
- Então, comecem a trabalhar
os temas da indiferença, discriminação, Bullying.
- Falem: Comece por você,
não discriminando ninguém. Faça a diferença!
- Para concluir, leiam:
“E, como vós quereis que os
homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós também” Lc 6.31
Ou se preferir a versão
NTLH: “Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês”.
Ideia original desta técnica
desconhecida
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
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