Jovens:
Seguidores de Cristo – Testemunhando numa Sociedade em Ruínas
Lição
08: A resposta cristã para a violência urbana
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro ou cartolina: A resposta cristã para a violência urbana.
- Ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Para exemplificar o tema da morte
e o furto, utilizem a dinâmica “Sopro de
Vida” e “Não Furtarás”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Sopro de Vida
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre o
6º. Mandamento – Não Matarás.
Refletir sobre a morte como
consequência da violência urbana.
Material:
Situação
01 - Se sua classe for dentro da igreja:
02 bexigas de aniversário
01 palito de dentes para
cada aluno
06 folhas de papel ofício
01 pincel atômico
01 lixeira ou 01 saco para
lixo
Situação
02 – Se sua classe for fora da igreja:
02 bexigas de aniversário
01 bexiga para cada aluno
01 palito de dentes para
cada aluno.
Procedimento:
- Peçam para que 01 aluno
leia o versículo abaixo:
“E formou o Senhor Deus o
homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi
feito alma vivente”(Gn 2:7).
Enquanto ele ler, vocês
sopram uma bexiga de aniversário e dão um nó para o ar não escapar.
- Falem: Esta bexiga cheia
de ar está representando a vida do ser humano, pois sem a vida ficaria assim:
mostrem uma bexiga vazia ou estourem a bexiga.
Evitem estourar a bexiga se
a sua classe for dentro da igreja.
- Falem: Nesta lição, vamos
estudar sobre o 6º. Mandamento: Não Matarás.
- Entreguem 01 palito de
dente para cada aluno.
- Falem: O palito de dente
representa a “arma” para acabar a vida do outro.
- Perguntem: Quais são as
formas de tirar a vida de alguém?
Espera-se que os alunos
falem sobre aborto, assassinato, pena de morte, Eutanásia, nas guerras, quando
alguém decide tirar sua própria vida através do suicídio e até de forma
figurada “acabar a vida de outrem” por palavras e atitudes.
Se sua classe for dentro da
igreja: Escrevam estas respostas em folhas de papel ofício separadas. Quando
vocês lerem cada uma, amassem e joguem numa lixeira, simbolizando a retirada de
vida, através de variadas formas.
Se sua classe for fora da
igreja: Escrevam cada resposta em 01 bexiga cheia de ar e depois peçam para que
um ou mais alunos estourem as bolas usando os palitos de dentes.
- Falem: O palito, a “arma”,
não deve ser utilizado para tirar sua vida ou de alguém, pois a Bíblia
recomenda “Não Matarás”. A vida é um dom de Deus, somente Ele pode tirá-la.
- Leiam:
“O Senhor é o que tira a
vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela”(1 Sm 2:6).
“E Jesus disse-lhe: Amarás
ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu
pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a
este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”(Mt 22:37-39).
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
Não Furtarás
Introduzir o estudo sobre o
8º. Mandamento “Não Furtarás”, observando a amplitude de seu significado.
Refletir sobre o furto como
consequência da violência urbana.
Material:
01 folha de papel ofício
para cada grupo, contendo uma situação a ser analisada(vejam no procedimento)
Procedimento:
- Dividam a turma em 05
grupos.
- Entreguem para cada grupo,
uma 01 folha de papel ofício, contendo uma situação a ser analisada.
Para o grupo 01 - Situação
01:
Fulano recebe de troco uma
nota falsificada, mas não percebe. Em outra loja ao pagar um objeto, foi
detectado pelo caixa que a cédula era falsa. Ele ficou muito chateado. Ele se
desculpa e sai da loja e, depois de várias tentativas, consegue enfim passar a
nota falsa em outro estabelecimento sem ser observado.
Para o grupo 2 - Situação
02:
Fulano está desempregado e
para manter sua família está vendendo CD e DVD pirata.
Para o grupo 3 - Situação
03:
Fulano está vendendo um
carro que está com vários problemas, mas ele afirma para um interessado em
comprá-lo que o carro está em perfeito estado, pois fazia manutenção periódica.
Para o grupo 4 - Situação
04:
Fulano não é estudante,
porém usa uma carteira de estudante que comprou de um colega.
Para o grupo 5 - Situação
05:
Fulano usa um aparelho de
celular de excelente qualidade e que custa um bom dinheiro. Porém ele adquiriu
o celular por algumas notas de 10,00 reais e não tem nota fiscal.
- peçam para cada grupo
analisar a situação observando sob o critério da honestidade.
Depois, os grupos devem ler
a situação para a classe e falar sobre o que analisaram do caso.
- Em seguida, a partir
destas situações e análises dos grupos, reflitam com os alunos sobre o que é
furtar e sua abrangência.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário