Adolescentes
– Currículo do Ano 1: A Bíblia, um Livro Atual
Lição
09: A Bíblia Ensina a Amar o Ser Humano
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação
de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Bíblia Ensina a Amar o
Ser Humano.
- Ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Para concluir, utilizem a
dinâmica “Amando ao Próximo”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Amando ao próximo
Objetivo:
Refletir sobre o amor ao próximo.
Material:
01 coração confeccionado de
cartolina vermelha, com marcas de caneta ou partes amassadas
01 coração confeccionado de
cartolina vermelha sem manchas ou partes amassadas
01 pirulito em forma de
coração para cada aluno.
Procedimento:
- Ao contar a história
abaixo, apresentem os dois tipos de coração confeccionados de cartolina.
- Falem: “Conta-se que certo
homem estava participando de um concurso do “Coração Mais Bonito”. Seu coração
era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até que apareceu um homem
idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais bonito, pois nele
havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e perguntaram: “Como seu
coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem idoso então explicou que
era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua
vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos
concordaram que o coração mais lindo era aquele com marcas de amor em
ação”(autoria desconhecida).
- Falem: Fomos alcançados
pelo amor de Deus.
Leiam João 3.16 “Porque Deus
amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele
que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
- Agora distribuam um
pirulito em forma de coração para cada aluno, representando o amor pelo qual
fomos alcançados.
- Também afirmem que é pelo
amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus.
Leiam João 13.34 e 35:
“Um novo mandamento vos dou:
Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos
outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes
uns aos outros”.
- Agora, reflitam com os
alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:
Que marcas deste amor
podemos compartilhar com os outros?
Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos
fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos praticando na
verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?
- Peçam para que os alunos
troquem os pirulitos entre si, promovendo um momento de congratulação, de
“troca de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas que devem existir
entre as pessoas.
Por Sulamita Macedo.
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