Adolescentes
– Currículo do Ano 1: A Bíblia, um Livro Atual
Lição 10: A
Bíblia Ensina a Honrar os Pais
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Bíblia Ensina a
Honrar os Pais.
- Falem que honrar a pai
e mãe é o 5º. Mandamento, conforme lemos em Ex 20. 12:
“Honra a teu pai e a tua
mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”.
- Procurem saber o que
os alunos entendem o que seja “honrar”.
Aguardem as respostas.
Depois, acrescentem outras informações.
- Em seguida, trabalhem
o conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Depois, utilizem a
dinâmica “Convivência em Revisão”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Convivência em Revisão!
Objetivos:
Analisar as ações no
âmbito familiar.
Refletir sobre os
relacionamentos entre pais x filhos e filhos x pais.
Material:
01 caixa
01 tesoura
01 prego
01 lixa
01 chave
01 cotonete
Procedimento:
- Falem que dentro da
caixa há vários objetos, que poderão ou não ser utilizados, dependendo tão
somente de nossa iniciativa. Então, comecem a mostrar cada um deles,
perguntando para que servem. Por exemplo:
Tesoura: cortar,
separar, dividir, retirar excessos.
Prego: Fixar, unir.
Lixa: Retirar as
asperezas, os excessos.
Chave: Abrir ou fechar.
Cotonete: Limpar ouvido.
- Agora, perguntem: Como
estes objetos, figuradamente, podem ser utilizados para que o relacionamento
na família seja melhorada?
Exemplos:
Tesoura: Cortar,
separando o que deve permanecer daquilo que deve ser rejeitado.
Prego: Fixar a Palavra de Deus nas nossas
mentes, unindo o que lemos com as ações que executamos.
Lixa: Retirar o que está
em excesso, deixando limpo sem “asperezas”.
Chave: Abrir espaço para
ações benéficas. Fechar espaço para atitudes destrutivas promotoras de
desavenças.
Cotonete: Retirar aquilo
que nos impede de escutar o outro.
- Para finalizar, façam
um breve comentário sobre os benefícios e malefícios causados pelas atitudes
dos membros familiares, proporcionando ou não ambiente de boa convivência,
respeitando uns aos outros e honrando pai e mãe.
Ideia original
desconhecida.
Esta versão por Sulamita
Macedo.
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