Juvenis
– Currículo do Ano 3: A Igreja, Corpo de Cristo
Lição
09: A Igreja em Missões Urbanas
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: A Igreja em Missões Urbanas.
- Iniciem o estudo da lição,
lendo Mc 16.15: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura”.
- Falem sobre o que é
“missão” e que todos precisam se envolver com este trabalho.
- Em seguida, coloquem no
quadro estas palavras:
Missão Urbana
Missão Nacional
Missão Transcultural.
Falem sobre elas,
apresentando exemplos concretos da própria igreja que frequentam. Se possível,
levam para a classe o coordenador de missões da igreja para que ele repasse
informações sobre este departamento.
- Trabalhem os demais pontos
levantados na lição de forma participativa e objetiva.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa
- Para concluir aula,
utilizem a dinâmica “Vestindo a Camisa”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Vestindo a Camisa
Objetivo:
Refletir sobre o compromisso
com a evangelização e missões.
Material:
01 folha de papel ofício
para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno
01 folha de papel ofício.
- Solicitem aos alunos que
façam um barco, utilizando a técnica da dobradura (aquela que fazíamos
costumeiramente quando criança, lembram?).
Aguardem que todos terminem
e ajudem alguns que se esqueceram de como fazer.
- Falem: Quando aceitamos a
Cristo, entramos no barco do Reino de Deus. Temos Jesus como nosso guia. Temos
também a responsabilidade individual de transmitir os valores do Reino de Deus,
através da propagação do evangelho.
- Falem: Fazer este trabalho
de evangelização local, nacional ou transcultural, alguns aceitam ou rejeitam,
ou perseguem, trazendo momentos de dificuldades, pensamos até que vamos
naufragar, não alcançando o objetivo proposto.
- À medida que vocês falarem
nas dificuldades, vocês retiram a extremidade da direita e da esquerda do
barco, rasgando as duas pontas. Depois, retirem também a extremidade da vela.
- Continuem, falando: Apesar
das dificuldades, não naufragamos porque Cristo está conosco.
- Leiam Mt 8. 24 a 27.
- Falem: Apesar das avarias do barco (apontem
para as extremidades retiradas), Cristo é nosso socorro; estamos no barco,
porque somos integrantes do Reino, decidimos “Vestir a Camisa” do Reino de
Deus.
- Perguntem: O que significa
“Vestir a Camisa”?
Certamente as respostas
terão o seguinte teor: ter compromisso, apresentar dedicação, estar motivado.
- Agora, solicitem aos
alunos que abram a dobradura do barco. O que eles verão? Uma camisa!
A folha deve ficar dobrada
ao meio, não abrir a folha completamente!
- Falem: Quem entra no
Reino, precisa “Vestir a Camisa”, isto significa está comprometido com a
Palavra de Deus, com os valores do Reino e a propagação do evangelho.
- Perguntem: Estamos
realmente vestindo a “Camisa do Reino”?
Ideia original de
transformar a dobradura do barco em camisa: desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário