Adultos:
A Obra da Salvação – Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida
Lição
08: Salvação e Livre-Arbítrio
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Salvação e Livre-Arbítrio.
- Depois, utilizem a
dinâmica “Livre-arbítrio”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Atenção!
Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões
para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no marcador
"Discipulando", deste blog.
Para a revista 1 e 2 do
Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado
1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo.
Façam bom proveito!
Dinâmica:
Livre-arbítrio
Objetivos:
Estudar sobre o
livre-arbítrio diante da escolha entre a salvação e a perdição.
Material:
01 caixa de cor preta, com
um objeto pesado dentro, pode ser livro, areia etc.
01 caixa de cor branca, com
o versículo dentro:
“Vinde a mim, todos os que
estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e
aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso
para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”(Mateus
11.28 a 30)..
Procedimento:
- Falem sobre o pecado e
suas consequências, do fardo que o homem carrega quando peca.
- Escolham um aluno e
solicitem que fique em pé na frente da turma.
- Entreguem a caixa preta
para este aluno e continuem falando sobre o pecado e suas consequências.
- Depois de um certo tempo,
perguntem para o aluno: Está incomodado? Está pesado?
Certamente o aluno
responderá que está incomodado com o peso que está segurando.
- Falem que há uma solução
para isto. Então leiam João 1.29: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do
mundo”, enfatizando a palavra TIRA e nesse momento retirem o objeto ou a fruta
das mãos do aluno e coloquem sobre uma mesa ou cadeira.
- Em seguida, entreguem para
ele a caixa de cor branca.
- Perguntem para o aluno:
Como está se sentindo agora?
Falem que só Jesus pode nos
perdoar, livrando-nos do fardo do pecado.
- Peçam para que a abra a
caixa branca e leiam o conteúdo do papel que está dentro:
“Vinde a mim, todos os que
estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e
aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso
para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”(Mateus
11:28-30).
- Depois, coloquem diante
dele a caixa branca e a caixa preta.
- Falem: O homem pode
escolher entre a salvação e a perdição(apontando para as caixas). Mesmo
conhecendo sobre a perdição e salvação, o homem tem o livre-arbítrio para
escolher.
Mas, enfatizem que Jesus nos
concede o perdão, mas o pecador deve reconhecer que pecou, confessar suas
culpas através da oração e abandonar o pecado.
Mesmo conhecendo sobre a
perdição e salvação, o homem tem o livre-arbítrio.
- Depois, leiam: “Disse-lhes
Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por
mim”(Jo 14.06).
- Perguntem para o aluno:
Qual a caixa que você
escolhe?
Certamente ele vai dizer que
a caixa branca, que representa a salvação, tendo em vista já ser um crente.
- Falem: Muitos como você
também, através do livre-arbítrio, também escolheram a salvação. Entretanto,
outros escolheram viver no pecado. Nós precisamos propagar o evangelho de
salvação, para que eles não se percam.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário