Pré-adolescentes
– Currículo do Ano 1: Resistindo à pressão do Mundo
Lição 09: O Cuidado com os Modismos
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os
alunos:
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Apresentem o título da lição:
O Cuidado com os Modismos.
- Apresentem o título da
lição: O cuidado com os modismos.
- Em seguida, para introduzir o estudo do
tema, utilizem a dinâmica "Não tem
nada a ver?”
– Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Não tem nada a ver?
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre os modismos, piercing, alargadores e tatuagem, sob o
ponto de vista bíblico.
Material:
01 baú com cadeado
Várias chaves, apenas 01
deve abrir o baú
Figuras de roupas(de acordo
com a moda atual, não aconselhável para um cristão usar),
Figuras de piercing,
alargadores e tatuagens.
01 cabide
Observação:
Colocar as figuras dentro do
baú, fechá-lo com o cadeado.
Procedimento:
- Apresentem 01 baú pequeno
com cadeado.
- Falem: O que será que tem
dentro deste baú?
Se alguém acertar vai ganhar
um presentinho.
Aguardem as respostas.
Se alguém tiver acertado,
não falem agora, pois o conteúdo só será revelado quando alguém abrir o baú e
todos verão o que tinha dentro dele.
- Falem: Aqui há várias
chaves, mas somente uma vai abrir este baú.
- Perguntem: Quem será o
primeiro aluno(a) a tentar?
Com certeza alguém vai
conseguir abrir o baú?
Esta pessoa vai abrir o baú,
retirar as figuras, mostrar para classe.
Fixem estas figuras numa
cartolina, usando fita adesiva.
- Perguntem: O que vocês a
acham destas figuras?
Aguardem as respostas.
Observem a forma como os alunos falam sobre o uso deste tipo de moda, do piercing,
do alargador e da tatuagem.
- Depois, falem que nesta
aula, vocês vão estudar sobre o uso o uso deste tipo de moda, do piercing, do
alargador e da tatuagem, sob o ponto de vista bíblico. Por isso, que somente
havia uma única chave que abria o baú, tendo em vista que as outras chaves
fazem referência a outros posicionamentos que certamente eles(os alunos)
conhecem através dos colegas, de pessoas adeptas ao uso e também através da
mídia. A única chave que vai abrir um novo conhecimento sobre o não uso destes
objetos vai ser conhecido hoje nesta aula
- Agora, abordem os
argumentos apresentados na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário