Juvenis
– Currículo do Ano 3: A Igreja, Corpo de Cristo
Lição 10: A
Igreja e as Missões Transculturais
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A Igreja e as Missões
Transculturais.
- Iniciem o estudo da
lição, procurando organizar as ideias dos alunos sobre o que seja Missão
Transcultural.
- Utilizem um mapa e
apontem os países ainda não alcançados pelo Evangelho.
- Solicitem aos alunos
para escolher apenas 01 país e comecem a pensar em uma viagem de faz de conta
para esse lugar.
- Perguntem:
Como deve ser a
preparação para a viagem?
Que língua fala este
povo?
Quais os obstáculos
políticos e religiosos para entrar neste país como missionário?
Quem vai financiar a
viagem?
Qual o clima? Que tipo
de roupa providenciar?
Quanto a culinária? Etc.
Depois, orientem para os
alunos realizar a pesquisa na internet e trazer as informações no próximo
domingo, inclusive se possível apresentar fotos do país, do seu povo etc.
- Trabalhem o conteúdo
da lição de forma participativa.
- Para finalizar a aula,
utilizem a dinâmica “Não Deixe a Bola
Cair!”
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Não Deixe a Bola Cair
Objetivo: Demonstrar a necessidade da participação e colaboração de todos
na obra missionária.
Material:
01 bexiga(bola de
aniversário) para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem uma bola
para cada aluno.
- Peçam para encham,
deem um nó.
- Organizem os alunos em
círculo e orientem para que joguem as bolas para cima e não deixam que caiam.
- Aos poucos, vá
retirando alguns alunos da atividade, até que a quantidade que ficar não
consiga dominar as bolas, deixando as bolas cair.
- Então, perguntem:
O que significa a expressão
“não deixar a bola cair”?
Espera-se que os alunos
falem sobre persistência, compromisso etc.
- Continuem,
perguntando:
Como foi realizar a
atividade com todos cooperando?
Os que saíram, como se
sentiram vendo que a atividade não podia ser realizada por poucos?
Os que permaneceram na
atividade, como se sentiram, vendo que os cooperadores estavam desistindo?
Como ficam os
missionários, se os que apoiam desistem? Foram enviados, porque foram chamados,
os que ficam apoiam orando e contribuindo. Cada um deve fazer sua parte.
- Então vamos retomar a
ação, fazendo o inverso, entrando aqueles que saíram.
- O que podemos
constatar, com isto? Podemos retornar a apoiar ou começar a colaborar com a
obra missionária, não deixando a bola cair!
Ideia original desconhecida
Esta versão por Sulamita
Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário