Adolescentes - Adolescentes da Bíblia
Lição 11: Usando a minha influência
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: Usando a minha
influência, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Falem: Nesta lição,
vamos estudar sobre uma jovem judia que se chamava Ester. Escrevam o nome
“Ester” no quadro.
Durante
a semana peçam, através do grupo de WhatsApp da turma, para que os alunos pesquisem
sobre a história de Ester.
- Agora, com base nesta
pesquisa, solicitem para que os alunos apresentem informações sobre a
personagem Ester.
- Depois, trabalhem o
conteúdo da lição sempre de forma participativa e contextualizada.
- Depois, apliquem a dinâmica
“O Semáforo”, que proporcionará a contextualização do tema aula com a vida dos alunos.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro branco e marcador para quadro branco(escrever o título da lição e
o nome da personagem Ester; mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e o nome
Ester.
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para contextualizar o tema e finalizar a aula.
Dinâmica: O Semáforo
Objetivo:
Refletir sobre as
influências culturais e questionar de que forma podemos exercer influência
nesta sociedade.
Material:
03 círculos de cartolina, nas cores vermelha, amarela e verde.
Procedimento:
- Após falar sobre a
influência de Ester no ambiente em que estava, enfatizem que vivemos em
sociedade e que podemos ser influenciados e também podemos exercer influência.
- Coloquem no quadro os
03 círculos de forma vertical, isto é, um abaixo do outro, como num semáforo.
Cubram cada círculo com uma folha de papel ofício.
- Posicionem os alunos
em um só grupo, de frente para o semáforo.
- Retirem a folha sobre
o círculo vermelho e falem:
O sinal vermelho
representa os aspectos da cultura que devemos ter afastamento.
Peçam para que os alunos
deem um passo para trás.
- Retirem a folha sobre
o círculo amarelo e falem:
O sinal amarelo
representa os aspectos da cultura que devemos ter cuidado, cautela, analisando
a situação.
Peçam que os alunos permaneçam
onde estão.
- Retirem a folha sobre
o círculo verde e falem:
O sinal verde representa
os aspectos da cultura que podemos participar, sendo influenciados e
influenciadores.
Peçam para que os alunos
deem um passo para frente e caminhar um pouco pela sala.
- Então, perguntem: Para
cada cor, ou melhor, para cada situação quais atitudes podem ser apontadas?
Pode ocorrer divergência
de opiniões, mas lembrem-se que as respostas não podem contradizer os valores
éticos do reino de Deus.
- Para concluir,
enfatizem como a Igreja pode influenciar culturalmente a sociedade.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário