Adolescentes - Adolescentes da Bíblia
Lição 13: O jovem pastor
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: O Jovem Pastor, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre um rapaz por nome Timóteo.
- Durante a semana, solicitem para que apenas 02 alunos pesquisem sobre
Timóteo.
Neste momento da aula, peçam para que eles apresentem para a turma, o
que pesquisaram.
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, apliquem a dinâmica “Quem é você?”, que
possibilitará a oportunidade de conhecer melhor os alunos, contextualizando a
ideia de quem é o jovem Timóteo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro branco e marcador para quadro branco(escrever o título da lição e
o nome da personagem Timóteo; mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e nome do
personagem;
- Metodologia Ativa de Aprendizagem: Pesquisa sobre Timóteo durante a
semana e apresentar no momento da aula
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para contextualizar o tema e finalizar a aula.
Dinâmica: Quem é
você?
Objetivo: Conhecer melhor os alunos, contextualizando o
estudo sobre o jovem Timóteo.
Material:
01 folha de papel ofício para cada aluno
Vários lápis coloridos
Adesivos variados
Procedimento:
– Estudamos sobre quem é Timóteo e sua chamada, mas agora que tal conhecer
quem é você?
– Orientem para que cada aluno escreva ou desenhe quem ele é. Por
exemplo:
Nome dele, do pai, mãe ou quem é responsável por ele
Idade
Apelido
Onde estuda e que ano faz
O que gosta de fazer quanto está só, em família e com os amigos.
O que deseja fazer no futuro
Quais atividades participa na Igreja
Telefone, e-mail, Instagram
Um acontecimento importante
O que ele vai escrever deve caber somente em uma folha de papel ofício,
deve usar os lápis coloridos, pode desenhar e/ou utilizar adesivos etc.
- Depois, os alunos devem socializar com os colegas o que colocaram no
papel.
- Os professores devem recolher todas as folhas que os alunos
preencheram, guardá-las para alguma consulta posterior.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário