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segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Dinâmica: Semeais muito e recolheis pouco        

Objetivos:

Contextualizar o tema do perigo ao apego material dos judeus pós-cativeiro com a vida dos alunos, enfatizando qual deve ser a prioridade.

Refletir sobre a mensagem de Ageu 1.6: “Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado”.

Material:

01 saco para presente do tipo metalizado

01 tesoura

01 cédula de 20,00 ou de outro valor maior

Procedimento:

Antes da aula:

Utilizando o tipo de saco metalizado para presente, cortem a parte de baixo do saco, deixando aberto dos 02 lados – façam isto em casa, para que os alunos não vejam.

Durante a aula:

- Apresentem um saco sem fundo, cortado da forma acima descrita. Os alunos não devem perceber essa retirada.

- Peguem uma cédula de 20,00 reais ou de outro valor e mostrem para a turma.

- Solicitem que um aluno se ponha de pé diante da classe e coloquem a nota de 20,00 reais dentro do saco.

Segurem o saco de forma que não apareça a parte de baixo aberta. 

O que vai acontecer? A cédula vai cair no chão, passando pelo espaço aberto do saco(aquela parte retirada do fundo).

Isto vai causar surpresa e alguns alunos vão achar que o dinheiro não foi colocado dentro do saco.

Repitam a operação. Certamente vão observar que o saco não tem o fundo. Agora, expliquem a situação lendo Ageu 1.6:

 “Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado”.

- Falem: Aqui é uma demonstração da situação de apego financeiro e gastos pessoais, que levam ao consumo exagerado do dinheiro. Algo semelhante aconteceu com o povo judeu, quando voltou do cativeiro tendo como prioridade o tempo e os recursos para suas casas e não para Deus e a reconstrução do templo. Mas, isto foi modificado com a atuação do profeta Ageu.

Por Sulamita Macedo.

 

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