Dinâmica: Semeais muito e recolheis pouco
Objetivos:
Contextualizar o tema do perigo ao apego material dos judeus
pós-cativeiro com a vida dos alunos, enfatizando qual deve ser a prioridade.
Refletir sobre a mensagem de Ageu 1.6: “Semeais muito, e recolheis pouco;
comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém
ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado”.
Material:
01 saco para presente do tipo metalizado
01 tesoura
01 cédula de 20,00 ou de outro valor maior
Procedimento:
Antes da aula:
Utilizando o tipo de saco metalizado para presente, cortem a parte de
baixo do saco, deixando aberto dos 02 lados – façam isto em casa, para que os
alunos não vejam.
Durante a aula:
- Apresentem um saco sem fundo, cortado da forma acima descrita. Os
alunos não devem perceber essa retirada.
- Peguem uma cédula de 20,00 reais ou de outro valor e mostrem para a
turma.
- Solicitem que um aluno se ponha de pé diante da classe e coloquem a nota
de 20,00 reais dentro do saco.
Segurem o saco de forma que não apareça a parte de baixo aberta.
O que vai acontecer? A cédula vai cair no chão, passando pelo espaço
aberto do saco(aquela parte retirada do fundo).
Isto vai causar surpresa e alguns alunos vão achar que o dinheiro não foi
colocado dentro do saco.
Repitam a operação. Certamente vão observar que o saco não tem o fundo.
Agora, expliquem a situação lendo Ageu 1.6:
“Semeais muito, e recolheis pouco;
comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém
ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado”.
- Falem: Aqui é uma demonstração da situação de apego financeiro e gastos
pessoais, que levam ao consumo exagerado do dinheiro. Algo semelhante aconteceu
com o povo judeu, quando voltou do cativeiro tendo como prioridade o tempo e os
recursos para suas casas e não para Deus e a reconstrução do templo. Mas, isto
foi modificado com a atuação do profeta Ageu.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário